Vivemos numa época tecnológica onde as ferramentas para monitorizarmos toda a nossa vida diária são mais que muitas, e os acessórios de fitness não são exceção.
Hoje em dia vivemos num mundo digital e graças aos smartphones, tablets e à disponibilidade das novas tecnologias, estamos permanentemente conectados aos nossos dispositivos eletrónicos. Por esse motivo, várias cadeias de fitness aproveitaram este facto para revolucionar as experiências de treino dos nossos sócios nos fitness clubs.
Atualmente muitos dos corredores, profissionais ou não, já não dispensam a tecnologia como complemento ao treino.
O running está a ter um “boom” impressionante por todo o mundo, as marcas desportivas mais ligadas à tecnologia estão a acompanhar este crescimento e lançam produtos cada vez mais interessantes.
Verifica-se que a maioria dos gadgets contabiliza passos, distâncias percorridas, minutos ativos de exercício, calorias e podem incluir altímetro. Incluem modo de treino, permitindo usar o GPS do smartphone, com aplicações associadas que permitem ver o ritmo e a distância, além do tempo de treino. Ainda assim, através do Bluetooth continuam a poder receber chamadas e atendê-las se quiserem durante o treino. Têm alertas de vibração, incluindo um alarme para acordar, funções de alerta de exercício para quando os utilizadores estão parados há muito tempo. Normalmente são resistentes à água e a suas baterias têm grande autonomia.
Todos estes gadgets atuais permitem enviar os dados e compartilhar as várias performances através das redes sociais. Normalmente estão disponíveis para iOS, Android e Windows Phone, o que permite que cheguem a todo o tipo de utilizadores.
Os praticantes de fitness, cada vez mais, querem monitorizar todas as suas performances de treino, quer estejam em ambiente outdoor ou indoor. É normal que os fitness clubs invistam em soluções de treino integradas em que esse controlo possa ser feito de forma individual pelos sócios, nos seus treinos de ginásio, bem como de forma conjunta, em situações de aulas de grupo. Soluções desenvolvidas pela Polar, Technogym, MyZone, Trainingym, entre outras, estão nas primeiras escolhas dos fitness clubs, no sentido de proporcionar aos seus sócios um link direto com todo os seu processo de treino.
Neste sentido, as várias soluções tecnológicas ajudam a maximizar a performance dos Fitness Clubs, uma vez que possibilitam:
Aos Clientes / Sócios:
• Facilmente partilharem os seus dados pessoais de condição física e saúde nas suas apps de treino favoritas com quem quiserem a qualquer momento;
• Integração constante com várias apps de melhoria de qualidade de vida;
• Receberem planos de treino personalizados e contactos de motivação por parte dos Personal Trainers numa base diária;
• Terem à sua disposição um tablet para escolher, modificar e organizar o seu programa de treino e gerir toda a sua experiência de treino;
• Levar o clube sempre consigo no smartphone 24/7.
Ao Staff / Personal Trainers
• Estar em contacto constante com os clientes mesmo quando estes estão ausentes do ginásio, por forma a acompanharem os progressos e as performances dos sócios;
• Ter à sua disposição um tablet para modificar e atribuir outros programas de treino aos sócios, gerindo assim toda a sua experiência de treino no ginásio;
• Desenhar e desenvolver programas de treino standard e feitos á medida dos interesses de cada sócio;
• Criar programas de treino através de biblioteca de milhares de exercícios;
• Utilizar filtros de acordo com o objetivo, nível de fitness, tempo disponível e tipo de equipamento;
• Comunicar via sms, chat ou email com os seus alunos, dando-lhes feedbacks sobre o treino ou lembretes sobre atividades do ginásio.
Aos Gestores de Fitness
• Monitorizar o acompanhamento que o staff presta aos sócios, fazendo com que trabalhe no sentido do aumento dos índices de retenção de sócios;
• Receber informação importante sobre o número de contactos que o staff fez com cada um dos seus alunos;
• Saber o número de treinos prescritos, avaliações e reprogramações executadas pelos Personal Trainers;
• Perceber melhor os interesses dos sócios pela aplicação de questionários de satisfação e motivação associados ao processo de treino;
• Envio de emails aos sócios para perceber as suas reais motivações de treino, por forma a prescrever programas o mais ajustado aos seus interesses e objetivos;
• Verificar o número de sócios que estão atribuídos a cada Personal Trainer;
• Verificar o nº de dias de ausência de cada sócio, o nº de sessões realizadas, a data de renovação de treino e a data de nova avaliação de treino.
É uma questão pertinente e devemos ser neutros em relação às marcas que existem no mercado. A escolha mais acertada deverá ser a solução que se apresente mais completa nos seguintes items:
FITNESS ASSESSMENT: Realização de Análise Corporal / Par-Q / Medidas Antropométricas / Pressão Arterial / Testes de Força e Fitness / Upload de Arquivos
PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS: Treinos feitos à medida / Modelos de treino guardados / Treinos gerados automaticamente / Biblioteca com milhares de exercícios;
FOLLOW-UP: Chat e Notificações aos sócios / Capacidade de gerar alertas automáticos quando o sócio não comparece / Conhecer quantos treinos realizou o seu sócio;
MAIL: Registo dos dados de saúde e condição física do cliente / Transferência e envio de dados de saúde ao cliente em tempo real;
PUSH + MAIL: Enviar emails automaticamente para o sócio com o novo Plano de Treino / Carregar na App o Plano de Treino Diário e Semanal do sócio;
TAREFAS: Sistema de alertas para renovação de treinos e pesagens, bem como de tarefas manuais de aplicação diária e semanal aos sócios.
Posto isto, as apps de treino na cloud permitem otimizar tarefas de Avaliação e Prescrição numa única plataforma, sendo que os clientes têm sempre ao seu alcance tudo o que precisam, á distância de um click. Foram também criadas para cobrir todas as necessidades dos Personal Trainers, no sentido de melhor poder avaliar, treinar, orientar e acompanhar online os seus clientes.
As aplicações de treino têm assim como grande objetivo melhorar as experiências do sócio no ginásio, ajudando a cumprir os objetivos e resultados de treino, aportando marketing e valor, sendo que funcionam igualmente como uma excelente ferramenta de controlo técnico e de gestão.
A verdadeira missão dos Fitness Clubs passa sempre por prestar aos seus sócios um maior e melhor acompanhamento, que normalmente se traduz num aumento dos seus índices de Retenção.