Ao longo dos últimos anos tive oportunidade de trabalhar, observar, ler, estudar, refletir e aprender sobre o comportamento humano na vertente do Wellness, termo utilizado para traduzir um equilíbrio saudável entre corpo, mente e espírito, resultando num sentimento geral de bem-estar.
O Wellness nas sociedades desenvolvidas passou a megatendência, quer isto dizer que a preocupação com o bem-estar tem sido lenta e gradual mas já está instalada e veio influenciar um vasto leque de atividades, processos e perceções. Independentemente da vontade de alguns indivíduos, o Wellness vai continuar a crescer e a ter um enorme impacto na nossa sociedade, tal como o envelhecimento da população mundial.
Mente e espírito
Foram vários os “atletas” (pessoas que se exercitam regularmente) com quem me cruzei e me proporcionaram a oportunidade de os ajudar.
Quais as suas motivações? A que problemas tentam dar respostas? Quais as soluções encontradas? Em que é que afinal acreditam?
Eu, por exemplo, acredito que somos pessoas imperfeitas num mundo imperfeito. Quando conseguirmos viver com a realidade da imperfeição estamos melhor preparados e adaptados a este nosso mundo, viveremos melhor com o nosso eu e com as outras pessoas imperfeitas que nos rodeiam, sejam os nossos companheiros de uma vida ou uma nova amizade. Esta é a esfera mais complexa do Wellness pois trata-se da perspetiva espiritual: em que é que acreditamos? Quais as nossas crenças?
Esta perspetiva espiritual irá condicionar a forma como a nossa mente funciona que, por sua vez, irá condicionar os nossos comportamentos e o nosso corpo, tanto na perspetiva funcional como morfológica.
Um dos modelos mais interessantes e completos de pirâmide Wellness apresentados considera, na sua base, a perspetiva mental, na metade esquerda o movimento e na metade direita a alimentação. Na perspetiva mental inclui o dormir o suficiente, dedicar algum tempo a relações sociais, emocionais e aos seus interesses pessoais e hobbies, bem como manter-se positivo motivado e conseguir gerir o stress.
O aspeto central da nossa vida é que vivemos com o nosso corpo, a nossa mente, o nosso espírito e com outras pessoas e temos de gerir com sabedoria estas variáveis, sabendo à partida que a felicidade existe num mundo imperfeito, com corpos, mentes e espíritos de pessoas imperfeitas.
Como são caracterizadas a nossa sociedade e as nossas motivações?
O estilo de vida da nossa sociedade, onde existe abundância de comida e de inatividade, conduz a uma necessidade de gerir o estado do corpo e da mente após a realização das necessidades básicas de alimento, abrigo e cuidados médicos estarem concretizadas. Gerir a alimentação e a atividade física passou assim a ser um aspeto central das nossas vidas.
As motivações estão diretamente relacionadas com as necessidades. A pirâmide das necessidades de Maslow explica-nos o papel que os vários tipos de necessidades desempenham nas nossas vidas.
A alimentação é das nossas necessidades e motivações básicas. Todos os dias temos de nos alimentar e uma alimentação saudável deve ser um dos nossos hábitos de vida: comer sempre que se tem fome, beber água sempre que se tem sede e um mínimo de dois litros por dia e ter uma alimentação rica em frutas e legumes. Alguns alimentos proporcionam-nos um único e verdadeiro prazer. Devemos saborear com tempo e satisfação aquilo que mais gostamos, o prazer desse momento vai alimentar não só o nosso corpo como a nossa mente e espírito. Uma alimentação saudável vai contribuir para muito e, em especial, para a gestão do seu peso, que se quer saudável e equilibrado. Excessos são permitidos claro, não soubéssemos nós que somos imperfeitos, mas apenas um dia na semana.
Sentir-se fisicamente bem condicionado, sem dores e ter uma boa resistência cardiorrespiratória, força nos braços e nas pernas, uma boa mobilidade para se deslocar, levantar, sentar, deitar ou para jogar o seu desporto favorito seja o ténis, o golfe ou outro é uma necessidade ligada a aspetos de saúde e/ou de autoestima. Esta motivação para o fitness, estar em forma, estar fit, é preenchida com o treino, com o exercício físico. A forma mais básica de fazer exercício é caminhar mas para se estar em boa forma outras qualidades físicas são necessárias treinar, como a força, a flexibilidade, o equilíbrio e a conjugação destas todas que é a destreza.
Contrariamente à alimentação, ou ao sono, que são necessidades básicas e normalmente as fazemos com prazer, o mesmo não se passa com o movimento e o exercício. Ir ao treino não é uma motivação intrínseca, não vem do nosso interior, esta motivação é para a larga maioria das pessoas extrínseca, externa. Nunca nos deixamos de alimentar mas nem sempre exercitamos de forma regular o nosso corpo. Ambas desempenham papeis muito importantes para a nossa saúde, bem-estar e felicidade mas do ponto de vista motivacional são muito distintas. Pelas suas caraterísticas, a motivação para o treino deve ter o apoio de um treinador.
Porque é que quando queremos adquirir o hábito de nos exercitarmos nos vamos inscrever no ginásio? Porque precisamos de motivação externa!
E porque é que em muitos dos casos acabamos por desistir? Porque a motivação externa inicial foi perdendo intensidade e os obstáculos do dia-a-dia foram surgindo.
Como é que conseguimos então estar sempre motivados para a prática do exercício? Precisamos de um treinador ou colega de treino de quem gostamos (empatia) e em quem confiamos (competências). Uma coisa é certa, todos os meses, os objetivos e programa de treino dos “atletas” devem ser avaliados e revistos. Como é que o seu corpo e a sua mente reagem a um novo objetivo e a um novo programa de exercícios? Com entusiasmo e com novas adaptações?
O treinador deve orientar o “atleta” uma vez por mês nestas duas vertentes (objetivos e plano de treino) e estar disponível para o esclarecer sobre dúvidas ou necessidades que sinta no ajustamento do treino, em alguma dor ou lesão que tenha ou como treinar quando está deslocado da sua residência habitual.
O propósito final
Wellness é um novo conceito abrangente e global de corpo, mente e espirito, que se tem vindo a tornar cada vez mais popular nas nossas vidas. Acredito que Wellness seja uma estilo de vida que nos conduz a um sentimento de saúde e bem estar e nos ajude, neste nosso mundo imperfeito, a sermos mais felizes. Não será esse o mais importante de todos os nossos objetivos?






