A consolidação do serviço de personal trainer, confrontada com a tendência atual do setor que aponta para modelos de negócio pautados em espaços físicos de dimensões mais reduzidas e com serviços mais especializados, acabou por propiciar um cenário interessante para os profissionais do exercício que sempre sonharam em abrir o seu próprio negócio (investimentos iniciais e custos operacionais mais reduzidos). Sem dúvida que o momento nunca foi tão propício, mas será que este ambiente favorável é sinónimo de um sucesso anunciado?
Neste artigo pretendemos reunir algumas informações que possam ajudar a preparar os futuros empreendedores para a aventura das vossas vidas.
O primeiro ponto a referenciar e que, indubitavelmente, é um fator eliminativo prende-se com o conhecimento aprofundado do setor do fitness. Sem dúvida que os conhecimentos técnico-práticos são essenciais, entretanto uma experiência diretiva anterior fará compreender o negócio numa visão sistêmica e “fora da caixa”, compreendendo a essência da relação com os demais stakeholders. Na falta desta experiência recomenda-se, ao menos, um estudo rigoroso das funções atribuídas ao diretor técnico (ver Lei N.º 39/2012, de 28 de Agosto).
Na definição das estratégias é importante consciencializar-se que o serviço de personal trainer está diretamente conectado com o segmento premium, visto as características intrínsecas do serviço “one-to-one”. Assente nesta ideia é imprescindível uma compreensão do perfil comportamental dos consumidores deste segmento enquanto se define o plano estratégico.
Durante este processo introspetivo e criativo recomendamos que a palavra “excelência” seja um fio condutor e que referências como o Modelo de Excelência da Fundação Europeia para a Gestão da Qualidade e as Normas ISO 9000 sejam consultadas com atenção.
Os cursos de especialização presentes no mercado estão a incentivar os profissionais a optarem por dedicar-se mais a uma determinada área de intervenção (perda de peso, gestante e pós parto, terceira idade, exercício clínico, etc.). Esta estratégia poderá funcionar bem nos grandes centros onde o mercado é mais maduro e consequentemente os clientes são mais exigentes.
Atualmente, para vingar como personal trainer o profissional do exercício físico teve que extrapolar os seus conhecimentos para outras áreas (Nutrição, Fisioterapia, Psicologia e etc.). A melhor compreensão de outras áreas não nos permite, entretanto, cruzar as “fronteiras éticas”. Ela deve ser utilizada de forma consciente, gerando, inclusivamente, pretextos para o desenvolvimento de trabalhos interdisciplinares em prol de uma excelência suprema.
Visando um serviço de qualidade, o personal trainer deve estabelecer uma forte conexão com os seus clientes, de forma a promover sistematicamente confiança, respeito e motivação. Para tal, deve inteirar-se dos hábitos, estilos de vida, particularidades profissionais e familiares, além, é claro, das observações clínicas, no sentido de efetivar não só uma gestão do processo de treino, mas sim uma verdadeira consultoria da saúde e bem-estar.
O personal trainer que decide abrir o seu próprio estúdio deverá ter definido com muita clareza o plafond disponível para o investimento, para seguidamente traçar um esboço do projeto. Importante não esquecer que, ao fim das obras, o valor inicialmente estipulado para a implementação do projeto ficará certamente abaixo do valor real. Isto graças aos contratempos corriqueiros que certamente irão surgir, fruto principalmente da inexperiência.
É preciso evidenciar um equilíbrio notável entre a funcionalidade, aspetos decorativos, conforto e a envolvência do espaço, a fim de gerar um ambiente inspirador. Nesta fase é altamente recomendável visualizar imagens de estúdios através da internet e trocar feedbacks com pessoas mais experientes que já desbravaram este mesmo caminho, no sentido de lapidar as ideias centrais.
A rentabilização do espaço deve ser estudada com muita criatividade e inteligência. É perfeitamente aceite, em complemento da sala de exercício, a introdução de uma charmosa receção, de um elegante balneário (se possível dois, visando facilitar os momentos de transição entre os clientes), de um gabinete de avaliação física, de um gabinete para massagem e até mesmo de um espaço pensado na recreação das crianças, possibilitando aos pais com maiores problemas de gestão familiar poderem realizar o seu treino tranquilamente na “companhia” dos seus filhos.
Para uma maior segurança e assertividade dos passos dados em direção a efetivação do seu estúdio não pense duas vezes em recorrer à ajuda de profissionais, especialmente na área da arquitetura, design de interiores, marketing e comunicação, contabilidade, gestão empresarial e área jurídica. O associativismo através da AGAP também é uma medida obrigatória, devido ao suporte prestado e a sua capacidade de gerar informação de valor acerca do mercado do fitness em Portugal.
Um estudo exaustivo de como o serviço de personal trainer é abordado na sua região trará insights, ajudando na definição de estratégias que visem, fundamentalmente, agregar valor ao seu serviço e gerar capacidade de diferenciação. O preçário a ser estabelecido deve também ser reflexo desta análise de mercado versus o valor que pretende consagrar ao seu espaço e serviço.
É preciso agir com criatividade, integridade e inspiração, pautado num modelo de excelência, onde a superação das expetativas dos clientes seja um objetivo corrente, e refletido nas sessões de treino. Assim, os treinos devem ser ajustados com o maior rigor a cada aluno, diversificados e estimulantes (utilizar também o espaço outdoor), de forma a manter o nível de motivação sempre em alta.
Oferecer t-shirts e outros merchandisings personalizados, assim como oferecer, por exemplo, uma “poderosa” massagem relaxante como forma de premiar a obtenção de um determinado resultado são também estratégias de valor que irão encantar os seus alunos. Nunca perca de vista que a recomendação dos seus alunos junto ao seus ciclos de amizades é uma ferramenta publicitária de grande impacto! Portanto, não hesite em satisfazê-los!
Não subestime o poder das redes sociais! Visando um melhor aproveitamento destas redes, trace um cronograma e lance-se com alguma antecedência, face à data de inauguração. Selecione conteúdos criativos e de valor, destacando também os detalhes que irão distinguir o seu estúdio da concorrência em geral. O ideal é que na altura da inauguração já tenha criado uma forte integração com o ambiente desportivo local e que faça predominar um sentimento de curiosidade face o seu espaço e serviço.
De ressaltar que, apesar da forte tendência, os estúdios de treino personalizado surgem no mercado do fitness não para substituir outros modelos de negócios já existentes. Surgem sim como uma alternativa aliciante, e por vezes como o último reduto, para pessoas com perfis comportamentais específicos e perfis de consumos mais exigentes conseguirem uma prática física regular de qualidade.
É verdade que a paixão pelo trabalho é uma antevisão do sucesso. Entretanto, a tomada de decisão em investir num negócio próprio deve ser acautelada com uma boa dose de razão.
Investir num estúdio de treino personalizado é comprometer-se com a gestão da qualidade e excelência. É construir um espaço mágico onde as sessões de treino ganham uma envolvência superior e são ricas em sensações, com a finalidade de gerar resultados notáveis sustentados e uma superação constante das expetativas.
Gustavo Levy
• Proprietário LevyFit Studio
• Diretor Técnico e Personal Trainer
• Licenciatura em Ciências do Desporto e Educação Física - FCDEF-Universidade de Coimbra
• Pós-graduação em Personal Trainer - Universidade Lusófona/MANZ Produções
• Mestrado em Lazer e Desenvolvimento Local - FCDEF-Universidade de Coimbra
• Em processo de doutoramento em Gestão Desportiva - UTAD
• Fundador e gerente do Levyfit STUDIO






