domingo, 18 de septiembre de 2016

O que se passa com as pessoas?

Recentemente um amigo questionou-me sobre algo muito pertinente:
Adelino, porque as pessoas tratam as outras pessoas de forma diferente, em diferentes circunstâncias? 

Não sei se já lhe aconteceu ser tratado pela mesma pessoa de forma diferente, dependendo se é um cliente ou fornecedor, deixando-o estupefacto perante tal mudança de atitude.

A Google, ao testar candidatos nos seus processos de recrutamento, um dos critérios que avalia é saber como alguém trata o outro quando é servido por este (ex: como alguém trata um empregado de mesa de um café). O povo, na sua sabedoria milenar tem um dito semelhante a este “nunca sirvas quem te serviu”. Tudo isto vai no mesmo sentido, ou seja, o ser humano é seletivo no tratamento que faz dos papéis dos indivíduos com quem se relaciona e em função do papel que representa em cada momento.

Os papéis de um indivíduo são como configurações mentais que a nossa mente otimiza em cada momento e funcionam como um fato à medida que se veste para encarar a realidade. Os papéis podem ser: filho, pai, irmão, padrinho, cliente, fornecedor, diretor, aluno, professor, personal trainer, atleta, etc. A mesma pessoa, num dado papel, tem uma configuração de valores, crenças, objetivos, estratégias de atuação, que lhe permitem otimizar a sua performance nos contextos relacionados com esse papel. Temos clientes que misturam por exemplo anorexia com excelente capacidade de gestão na mesma pessoa, ou seja, a nível pessoal posso estar com problemas graves e a nível profissional ter uma configuração que permite ser excelente. Quantos casos há de pessoas infelizes a nível particular ou familiar e excelentes a nível empresarial?

O ser humano não é sempre o mesmo. Varia em função do contexto e dos papéis que representa. Pode acontecer que alguém seja humilde num papel e arrogante num outro, ou ser muito disponível e num outro contexto inflexível. Uma pessoa como colega pode ser fantástica e como cliente ser altamente exigente, até mesmo arrogante e agressivo.

Sim, as pessoas são mesmo diferentes em diferentes momentos e temos de ter paciência e compreender os contextos e as configurações de cada pessoa em cada momento. Costumo dizer que as pessoas são como comboios em movimento que vêm na nossa direção, com múltiplos vagões cheios de conteúdo, desconhecidos, e que condicionam esse comboio no seu percurso na vida.
Será que isso pode ser alterado? Claro que sim. Com a metodologia de Coaching e com as ferramentas de PNL (programação neurolinguística) é hoje possível ajudar qualquer pessoa que queira melhorar, transformar-se num curto espaço de tempo e com resultados que perduram no tempo. Mais do que ajudar alguém a melhorar, o ideal é treiná-la para que ela o possa fazer, sempre que necessite, pois a mudança é constante e o que hoje funciona daqui a um ano poderá ter de ser ajustado.

Nunca vivemos numa época tão acelerada e tão desafiante para o ser humano, que nos obriga a mudar paradigmas, a fazer o que nunca foi feito, a pensar de forma resiliente e flexível, a ter a capacidade de saltar entre papéis tendo, em cada um, uma estrutura, uma configuração equilibrada e harmoniosa, para que a nossa performance esteja ao mais alto nível em cada momento.

Saber mais de PNL, de Liderança, de Coaching, enfim, saber mais sobre algo, não nos vai impedir de ter problemas, mas vai com certeza dar-nos ferramentas para enfrentá-los com uma outra qualidade porque esse saber a mais, numa época de conhecimento global, pode fazer toda a diferença.

Respondi ao meu amigo:
Amigo, tem paciência e aceita o que não podes mudar. Concentra-te nos teus sonhos e segue o teu caminho. Compreende o outro porque se o outro te maltratou é porque ele é o mais pequenino, o que mais sofre, pois os grandes não precisam de esmagar ou maltratar os outros para se afirmarem. Se consegues entender a violência do outro, olha-te ao espelho pois estás a olhar para um ser raro e um verdadeiro campeão.


Adelino Cunha
CEO
Solfut, Lda – I HAVE THE POWER
www.ihavethepower.net
Empresário, Escritor, Consultor de Empresas
Coach e Orador Motivacional
Trainer da Equipa de Elite do Dr. Richard Bandler (co-criador da PNL) 


 
Gym Factory Portugal © 2014 gymfactory.net & Gym Factory . ...