viernes, 24 de julio de 2015

FITNESS: É NA DIFERENÇA QUE ESTÁ O GANHO


As mudanças no perfil do consumidor português, nas mais variadas ofertas de produtos e serviços, nomeadamente no mundo do health e fitness, têm sido, de grosso modo, evidentes, bem como os objetivos que o movem.


Podemos constatar hoje em dia que, recorrentemente, o nosso consumidor está mais e melhor informado, muito atento às tendências do mercado, extremamente conhecedor dos seus direitos, exigente na informação que solicita sobre os serviços/produtos que estão à disposição. Atualmente, o consumidor apenas compra o que, efectivamente, lhe faz falta, quando é uma prioridade inadiável e o seu objetivo, quando compra, é o usufruto e utilização máxima do produto/serviço e a satisfação das suas expectativas/alcance de resultados.
Assim, desta evolução no perfil do consumidor, resultam novos hábitos de consumo e fatores determinantes para a opção de compra do consumidor, tais como, o preço, a qualidade do serviço/produto, a segurança, a credibilidade, a distinção e a eficácia. No entanto, apesar de todas estas mudanças do seu comportamento, continuam a existir espaços e oportunidades para os diferentes segmentos de mercado, especialmente se existirem posicionamentos bem definidos, tendo em conta os fatores mencionados ou outros como a Localização ou a notoriedade da marca.
Com experiência de 14 anos no mercado de Health e Fitness, partilho a minha realidade em clubes que estão codificados e preparados para diferentes populações-alvo. Irei mencionar 3 conceitos de clubes, de diferentes dimensões (m2), posicionamentos e tipologias de clientes/profissionais.


1.     Ginásio exclusivo para a população feminina;
2.     Family Health Club
3.     Health Club Premium


1.       Ginásio exclusivo para a população feminina
Ginásio de pequenas dimensões (aproximadamente 250m2), com uma limitada oferta de atividades desportivas. Instalações simples, ambiente descontraído, relaxado e minimalista. A instalação está preparada para oferecer um serviço específico de treino, simples e rápido, contando com equipamentos elementares e com um número reduzido de aulas muito direcionadas para a população à qual se destina. Mais do que variedade de serviços, a aposta deste tipo de clubes, passa por oferecer um serviço exclusivamente identificado e promovido para mulheres de todas as idades, a um preço acessível. Excelente serviço ao cliente, destacando-se o acompanhamento individualizado de cada cliente, com o objetivo de ajudar a melhorar os seus hábitos de vida. Treinos individuais e em grupo com o objetivo de melhorar a condição física das mulheres, de todas as idades, é a principal missão deste tipo de clubes.
Conta com profissionais com formação específica em treino para mulheres, experiência em aulas de grupo e com grandes capacidades relacionais, boa disposição, boa capacidade de comunicação e fácil empatia.
O posicionamento é claramente para mulheres e, na maioria dos casos, o público-alvo pertence à Classe social Média Baixa e, principalmente, a populações que vivem ou que trabalham no raio de ação, muito próximo do clube. Maioritariamente, o Perfil de cliente, que procura estes clubes, tem como grande objetivo perder peso e melhorar a sua condição física e de saúde, por um custo baixo. O preço médio é de aproximadamente 30€.
Nestes ginásios, a prioridade da gestão passa por conseguir estratégias que visem oferecer serviços e equipamentos eficazes na perda de peso da forma mais eficaz e a um preço mais em conta, optando por poucas atividades, mas, ao mesmo tempo, atividades mais específicas para a sua população-alvo, não apostar muito no detalhe e qualidade das instalações e equipamentos para apostar mais na relação entre clientes e profissionais e, principalmente, na satisfação das suas clientes com o alcance dos seus objetivos.


2.       Family Health Club

Health club com dimensão considerável (mais de 4.000m2), que oferece uma vasta oferta de atividades desportivas num ambiente familiar, descontraído, confortável, simpático e acolhedor. Toda a instalação está preparada, organizada e equipada para acolher famílias e adequada a clientes de todas as idades. Aposta num serviço de qualidade, com atividades para uma grande número de participantes, onde a animação, paixão, entretenimento e o convívio são as principais “forças”. Apresenta muita variedade de atividade desportiva para adultos e crianças e conta com serviços de apoio para famílias (nomeadamente serviços de kids center) que estão organizados de forma a existir máxima sinergia de atividades para todos os seus membros. Existe uma diversidade na oferta de serviços ligados ao exercício, metodologia na sala de exercício, rigor na intervenção técnica e no processo de treino, variedade e qualidade nas aulas de grupo e inclui serviços tais como spa, estética ou restauração.
Conta com profissionais com formação académica e especialização em diferentes áreas do exercício e saúde e em fitness, dedicados e apaixonados e existe uma clara aposta na relação entre os clientes e profissionais.
O Posicionamento é claramente para Famílias e o público-alvo pertencente à Classe social Média e Média Baixa, principalmente para populações que vivem ou que trabalham no raio de ação do clube. Existe uma aposta clara em desenvolver protocolos corporate com empresas e escolas. O perfil de clientes apresenta uma perspetiva de clube “tribo” e são apaixonados pelo exercício físico, nomeadamente por aulas de grupo. O preço médio ronda os 50€.
A aposta da gestão, neste tipo de clube, passa por desenvolver uma equipa com formação especializada, motivada e focada no acompanhamento e relação com clientes. Criar estratégias para encontrar as melhores soluções para as necessidades das famílias e dos seus clientes individuais, oferecendo o máximo de atividades, tendo em consideração a qualidade e diversidade da sua oferta e em proporcionar momentos e experiências únicas aos seus clientes, dentro de uma instalação de qualidade, cuidada e polivalente.


3.        Health Club Premium      
                                                      
Instalação desportiva de prestígio e com altos níveis de qualidade, de grande dimensão (mais de 6000m2), variadíssima oferta desportiva e muito bem localizada, com instalações de excelência, e bem equipadas. Ambiente acolhedor, cuidado, familiar e com detalhes de requinte. É muito mais do que um ginásio comum, dado que, para além da oferta desportiva, tem, também, como objetivo a vertente social e relacional entre os seus clientes. Oferece, por exemplo, experiências e iniciativas diferentes, numa vertente lifestyle, vários eventos dentro e fora das instalações do clube, com envolvimento ativo dos sócios e staff e promove parcerias exclusivas com entidades de referência. Caracteriza-se por ter uma oferta muito variada nas diferentes áreas de Wellness, Fitness & Racquet, oferecendo atividades desportivas, desde ginásio, piscina, diversificadas aulas de grupo, campos de ténis e padel, Spa e espaço para crianças, conta com serviços diferenciadores, tais como, estúdios de Pilates, programas específicos para populações Sénior, centros de Estética e beleza, Gabinete médico (fisioterapia, clínica geral, nutrição) ou ainda serviços de Restaurante e Loja de Desporto. Inclui, valências premium, tais como, serviços de Toalhas de treino e banho, Roupão ou cacifos personalizados. Existe um foco considerável no atendimento personalizado, distinto e exclusivo e na prestação de um acompanhamento de excelência. São vistos como Ginásios 5 Estrelas, uma vez que são reconhecidos pela satisfação dos seus clientes e pela confiança na marca. Estes clubes pretendem ser reconhecidos como clubes de sucesso, elitistas, únicos e como clubes de Prestígio.
A sua equipa de profissionais é caracterizada por ter o máximo de competência técnica, formação, polivalência, experiência e reconhecimento.
Posicionam-se no perfil de consumidor que vive na proximidade das instalações, ou que trabalha em empresas na zona circundante do clube (quadros de Administração/ Direção).
O consumidor-tipo pertence à classe social Média Alta e Alta e valoriza um espaço diferenciado e exclusivo onde possa ter todas as condições de bem-estar e prática desportiva diversificada. Procura um serviço premium, o valor não é um obstáculo, uma vez que se trata de uma marca aspiracional, desejada pelo seu profissionalismo, prestígio e credibilidade. Aqui, o preço médio é de cerca de 95€.
Existe da parte de gestão, em clubes deste género, uma intenção de diferenciação na qualidade de serviço ao cliente, criando, por exemplo, equipas responsáveis pela gestão de clientes, pelo tratamento de reclamações e sugestões e pela satisfação de cada um. Estes clubes pretendem diferenciar-se dos demais, visto que são singulares para funções de fidelização de clientes e na operacionalização de serviços de qualidade. O seu maior objetivo é promover o melhor, mais variado, personalizado e distinto serviço a cada cliente, num ambiente que aposta no requinte das instalações, no detalhe e na excelência e qualidade dos serviços.



Em conclusão:

FITNESS: É NA DIFERENÇA QUE ESTÁ O GANHO
GINÁSIO EXCLUSIVO POPULAÇÃO FEMININA
FAMILY HEALTH CLUB
HEALTH CLUB PREMIUM
CARACTERISTICAS PRINCIPAIS
GINÁSIO DE PEQUENA DIMENSÃO, INSTALAÇÃO SIMPLES E OFERTA MUITO LIMITADA DE ACTIVIDADES DESPORTIVAS. AMBIENTE DESCONTRAÍDO E MINIMALISTA. TREINOS ESPECÍFICOS, SIMPLES E RÁPIDOS
HEALTH CLUB DE DIMENSÃO CONSIDERÁVEL, INSTALAÇÃO POLIVALENTE E OFERTA MUITO VARIADA DE ACTIVIDADES DESPORTIVAS. BEM EQUIPADA E COM AMBIENTE FAMILIAR E ANIMADO. ACTIVIDADES E SINERGIA DE SERVIÇOS PARA TODA A FAMÍLIA
HEALTH CLUB DE GRANDE DIMENSÃO, INSTALAÇÃO DE EXCELÊNCIA, COM PRESTIGIO E DE QUALIDADE. OFERTA  VARIADA DE ACTIVIDADES DESPORTIVAS. MUITO BEM EQUIPADA E COM AMBIENTE ACOLHEDOR, CUIDADO E COM ATENÇÃO AO DETALHE
POSICIONAMENTO
EXCLUSIVAMENTE PARA MULHERES
FAMÍLIAS
FAMILIAS E CORPORATE (QUADROS DE ADMINISTRAÇÃO / DIRECÇÃO)
PERFIL CLIENTE
PERTENCENTE À CLASSE SOCIAL MEDIA BAIXA. POPULAÇÃO DO SEXO FEMININO QUE PROCURA PERDER PESO
PERTENCENTE A CLASSE MEDIA E MEDIA BAIXA. POPULAÇÕES "APAIXONADAS" POR EXERCÍCIO FÍSICO, NOMEADAMENTE AULAS DE GRUPO
PERTENCENTE A CLASSE SOCIAL MEDIA ALTA E ALTA, POPULAÇÃO QUE VALORIZA ESPAÇOS EXCLUSIVOS, PROCURA MARCAS ASPIRACIONAIS E UM SERVIÇO PREMIUM
PRIORIDADES DA GESTÃO
OFERECER SERVIÇOS E EQUIPAMENTOS EFICAZES NA PERDA DE PESO A UM PREÇO ACESSÍVEL
OFERECER SERVIÇOS VARIADOS E DE QUALIDADE. CRIAR EQUIPAS ESPECIALIZADAS E FOCADAS EM PROPORCIONAR MOMENTOS AGRADÁVEIS. AJUDAR A MELHORAR A CONDIÇÃO DE VIDA DAS FAMÍLIAS
PROMOVER O MELHOR, MAIS VARIADO, PERSONALIZADO E DISTINTO ATENDIMENTO, APOSTANDO NO REQUINTE NAS INSTALAÇÕES E NA EXCELÊNCIA E EXCLUSIVIDADE NOS SEUS SERVIÇOS



 
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