lunes, 16 de junio de 2014

AS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE APOIO ÀS VENDAS

Nos últimos anos temos vindo a acompanhar um crescimento exponencial das redes socias. São milhões de pessoas que acedem diariamente às diferentes redes sociais existentes. O Facebook e o Twitter lideram o movimento ‘Social Media’ e são sem dúvida os mais utilizados, contudo, outras redes como a Tuenti, mais orientada para um público adolescente, o Linkedin, para profissionais e empresas, entre outras, como o Foursquare, Flickr, Pinterest, Google+ e Instagram, tentam singrar neste setor competitivo.


Graças às estatísticas fornecidas pela empresa SocialBakers, podemos constatar o crescimento incrível que vivem as principais redes socias em todo o mundo. Podem-se analisar dados muito interessantes como é o caso de uma marca desportiva, a Decathlon, que tem em Espanha 1.700.000 seguidores no Facebook. Na verdade, tendo em vista as constantes inovações tecnológicas em dispositivos móveis e na web, é provável que as redes sociais se introduzam ainda mais no quotidiano dos usuários.

Estas redes socias podem trazer mais-valias para as empresas que as utilizam com regularidade, tais como:
  • Notoriedade da marca
  • Possibilidade de desenvolvimento de campanhas de marketing virais
  • Reforço do posicionamento da marca na web
  • Fortalecer os laços com os clientes, desenvolvendo um espírito de “tribo”
  • Facilitar a colaboração entre marcas e empresas
  • Contar com um canal de comunicação direto, que pode ser personalizado, entre seguidores e a marca.

Portanto, o potencial no que respeita às vantagens a obter para a marca são elevadíssimos, apesar de, no que respeita à gestão dos conteúdos das redes socias, ainda termos que apontar algumas questões. Contudo, irei limitar-me a considerar apenas alguns tópicos que podem originar resultados interessantes para o alavancar das inscrições num ginásio.

Os processos de venda podem ser mais ou menos completos, tendo sempre um conjunto de passos importantes a seguir. No entanto, todo o processo comercial funciona como um funil, isto é, a partir dos contactos iniciais, vão surgindo sucessivos desafios e obstáculos até se alcançar uma percentagem final de vendas concretizadas. A parte mais estreita do funil diz precisamente respeito à captação de contactos. Quanto mais limitada for a rede de captação de novos contactos, mais complicada se torna a missão de alcançar resultados positivos nas vendas, ao passo que com uma rede de captação alargada, em que as fontes de prospeção são vastas, torna-se mais fácil de conseguir novos contactos e, por sua vez, mais vendas. E é exatamente neste ponto que as redes socias assumem uma importância fundamental, tanto no que refere ao volume de contactos, quer pela qualidade dos mesmos - isto se fizermos uma boa gestão do processo.

Obviamente, o primeiro passo deverá passar por fazer crescer a nossa rede social com um trabalho de marketing muito dinâmico entre os nossos clientes atuais, os clientes ‘inativos’ e os clientes potenciais, convidando-os de forma ativa a ‘gostar’ das nossas publicações.

Para avançar para o segundo passo, devemos previamente possuir desde logo um site que tenha um design atrativo, atualizado regularmente com notícias, novidades, promoções e, sobretudo, que tenha um banner dinâmico e apelativo, que convide a visitar as instalações através de um qualquer tipo de promoção, como uma aula grátis. A ideia será ir atualizando regularmente no perfil da nossa rede social links diretos para o nosso site com as referidas campanhas. Em suma, a nossa rede social haverá de servir para dinamizar o número de visitas ao nosso site. Se os links forem suficientemente atrativos, algo que pode ser dinamizado com publicações frequentes num blog ligado ao site, por exemplo, muitos dos nossos seguidores clicarão no link e nos brindarão com vantagens competitivas importantes:
  1. Cada clique no nosso site melhora o nosso posicionamento online no que se refere aos motores de busca. Este ponto é de extrema importância visto que hoje em dia, sempre que alguém decide inscrever-se num ginásio, a primeira coisa que faz é fazer uma pesquisa na internet: Ginásio X.. na cidade Y..
  2. Se o nosso banner for realmente atrativo, muitos não resistirão a clicar e a fornecer-nos os seus dados, passando automaticamente a fazer parte de uma base de dados de potenciais clientes.
O terceiro passo do processo caracteriza-se por uma ação comercial destinada a chamar os interessados para marcar uma visita ao clube. Se as instalações, os serviços e preços/ofertas forem atrativos e o comercial estiver focado na venda, esta será fechada de imediato sem grande dificuldade.

Em qualquer caso, a corrente é tão forte quanto seu elo mais frágil e, em resumo, é de notar que seria necessário o seguinte: ter um perfil adequado na rede social, atingir vários grupos e ir gerindo um crescimento constante dos mesmos, possuir um site atrativo e dinâmico, criar uma forte relação entre o site e a rede social e, finalmente, investir na gestão cuidada de todos os contactos recolhidos.

Autor: Sebastián Jiménez.




 
Gym Factory Portugal © 2014 gymfactory.net & Gym Factory . ...