Na prática, isso significa que podem ter um
profissional na sua empresa que não detém apenas conhecimento, podem ter
também o que chamamos de capital intelectual.
Por exemplo,
alguém que tem capacidade e técnica de desenvolver novos produtos e
serviços saindo da sua empresa vai para outra organização
similar e ao começar a trabalhar no outro dia, não precisa de muito tempo
para exercer o que realizava na instituição anterior.
Outra característica
da era do conhecimento é que, mesmo tendo os profissionais capital financeiro à
sua disposição, os recursos físicos podem ser adquiridos pelo capital como
máquinas, equipamentos, softwares, revelando-se contudo, insuficiente para
definir o sucesso do negócio. O diferencial é que, esse
conhecimento, para se transformar em algo válido que traga resultados de
excelência, tem que ser aplicado, algo que na filosofia chamamos de
sabedoria. Isso quer dizer que conhecimento sem a prática trata-se apenas
de informação ou de dados organizados. Para que toda essa bagagem
seja transformada em diferencial para o seu negócio é necessário que
seja interpretada e utilizada como ferramenta para as ações.
Mas como se aplica esta ideia no seu ginásio? Conhecimento aplicado é entender como as técnicas, e todos os recursos que tem à sua disposição no ginásio, como treinos aeróbicos, neuro motores ou exercícios funcionais podem -se transformar em produtos ou soluções. Somente através das pessoas, e de equipas profissionais, é possível utilizar um conjunto de técnicas, oriundas de outras áreas, criando serviços e produtos que atendam as atuais solicitações da sociedade.
Por exemplo,
um dos males que mais afligem as pessoas no mundo de hoje é o
stress quotidiano, resultado direto da vida moderna. Nesse caso,
e no atual contexto, conhecimento aplicado (ou sabedoria, como disse)
seria realizar um diagnóstico da população e oferecer
serviços exclusivos, que resolvam de maneira eficiente e diferenciada
os problemas desse público. Quem sabe um
programa anti stress de 2 ou 3 semanas dedicado a um grupo de
pessoas que sofrem dos efeitos colaterais do stress? Trata-se
de utilizar os benefícios da atividade física, que não são
poucos, para resolver problemas específicos desta população.
Assim, o gestor do ginásio deixa de vender apenas um serviço, mas
também uma solução para atingir um determinado objetivo. Sabedoria
aplicada pode ser entendida como uma forma de responder às solicitações da
sociedade.
É o caso
da obesidade, uma epidemia que aflige metade da população mundial.
O comum nos ginásio é oferecer mudanças de hábitos através de
atividades convencionais. Esse modelo traz um determinado resultado,
porém, se usarmos o conhecimento disponível dos professores de educação
física agregando outros conhecimentos humanos (psicologia,
sociologia etc.) poderá entender melhor o perfil da população que faz
parte das pessoas sedentárias e com sobrepeso. Conhecimento aplicado
permite-nos inovar.
Por
exemplo, criando um programa de atividades, como se fosse um reality show,
e atender um grupo de clientes que desejem conquistar saúde
e bem-estar, muito para além do estético que também é
importante. O momento atual exige do gestor e do empreendedor a utilização
do conhecimento para entender que sociedade possui desejos
e anseios muito diferentes de outras épocas. Assim, o modelo de
atuação de clubes e ginásios também precisa de acompanhar esse
novo desenvolvimento social. Isso implica quebrar com alguns paradigmas
que a cultura fitness implantou ao longo dos anos, e serviu por algum
tempo, mas que atualmente é incapaz de atender a essas novas
solicitações.
Se pensarmos um
pouco mais nos exemplos acima expostos, é possível verificar que abrir um
negócio fitness que atenda apenas uma parte dos diversos problemas, e
desejos da atual sociedade, trará para o gestor apenas os mesmos
resultados de sempre. Provavelmente por se estar a atender o mesmo público
de antigamente.
Como
esta é uma era de mudanças convido todos os gestores e empreendedores a
procurar e aplicar nas suas vidas e negócios uma nova forma de
pensar.
Autor: Luis Perdomo.