domingo, 25 de mayo de 2014

GESTÃO NA ERA DO CONHECIMENTO

A era do conhecimento caracteriza-se por levar empresários e empreendedores a entender que não possuem poder absoluto sobre o capital, diferente do século passado, apercebendo-se agora que a componente de maior valor para o desenvolvimento e crescimento das organizações, e dos profissionais, é o conhecimento aplicado, um fator que pode mudar rapidamente de mãos. 


Na prática, isso significa que podem ter um profissional na sua empresa que não detém apenas conhecimento, podem ter também o que chamamos de capital intelectual.

Por exemplo, alguém que tem capacidade e técnica de desenvolver novos produtos e serviços saindo da sua  empresa vai para outra organização similar e ao começar a trabalhar no outro dia, não precisa de muito tempo para exercer o que realizava na instituição anterior.
  
Outra característica da era do conhecimento é que, mesmo tendo os profissionais capital financeiro à sua disposição, os recursos físicos podem ser adquiridos pelo capital como máquinas, equipamentos, softwares, revelando-se contudo, insuficiente para definir o sucesso do negócio. O diferencial é que, esse conhecimento, para se transformar em algo válido que traga resultados de excelência, tem que ser aplicado, algo que na filosofia chamamos de sabedoria. Isso quer dizer que conhecimento sem a prática trata-se apenas de informação ou de dados organizados. Para que toda essa bagagem seja  transformada em diferencial para o seu negócio é necessário que seja interpretada e utilizada como ferramenta para as ações.



Mas como se aplica esta ideia no seu ginásio? Conhecimento aplicado é entender como as técnicas, e todos os recursos que tem à sua disposição no ginásio, como treinos aeróbicos, neuro motores ou exercícios funcionais podem -se transformar em produtos ou soluções. Somente através das pessoas, e de equipas profissionais, é possível utilizar um conjunto de técnicas, oriundas de outras áreas, criando serviços e produtos que atendam as atuais solicitações da sociedade.

Por exemplo, um dos males que mais afligem as pessoas no mundo de hoje é o stress quotidiano, resultado direto da vida moderna. Nesse caso, e no atual contexto, conhecimento aplicado (ou sabedoria, como disse) seria realizar um diagnóstico da população e oferecer serviços exclusivos, que resolvam de maneira eficiente e diferenciada os problemas desse público. Quem sabe um programa anti stress de 2 ou 3 semanas dedicado a um grupo de pessoas que sofrem dos efeitos colaterais do stress? Trata-se de utilizar os benefícios da atividade física, que não são poucos, para resolver problemas específicos desta população. Assim, o gestor do ginásio deixa de vender apenas um serviço, mas também  uma solução para atingir um determinado objetivo. Sabedoria aplicada pode ser entendida como uma forma de responder às solicitações da sociedade.

É o caso da obesidade, uma epidemia que aflige metade da população mundial. O comum nos ginásio é oferecer mudanças de hábitos através de atividades convencionais. Esse modelo traz um determinado resultado, porém, se usarmos o conhecimento disponível dos professores de educação física agregando outros conhecimentos humanos (psicologia, sociologia etc.) poderá entender melhor o perfil da população que faz parte das pessoas sedentárias e com sobrepeso. Conhecimento aplicado permite-nos inovar.

Por exemplo, criando um programa de atividades, como se fosse um reality show, e atender um grupo de clientes que desejem conquistar saúde e bem-estar, muito para além do estético que também é importante. O momento atual exige do gestor e do empreendedor a utilização do conhecimento para entender que sociedade possui desejos e anseios muito diferentes de outras épocas. Assim, o modelo de atuação de clubes e ginásios também precisa de acompanhar esse novo desenvolvimento social. Isso implica quebrar com alguns paradigmas que a cultura fitness implantou ao longo dos anos, e serviu por algum tempo, mas que atualmente é incapaz de atender a essas novas solicitações.

Se pensarmos um pouco mais nos exemplos acima expostos, é possível verificar que abrir um negócio fitness que atenda apenas uma parte dos diversos problemas, e desejos da atual sociedade, trará para o gestor apenas os mesmos resultados de sempre. Provavelmente por se estar a atender o mesmo público de antigamente.

Como esta é uma era de mudanças convido todos os gestores e empreendedores a procurar e aplicar nas suas vidas e negócios uma nova forma de pensar.


Autor: Luis Perdomo.






 
Gym Factory Portugal © 2014 gymfactory.net & Gym Factory . ...