domingo, 25 de mayo de 2014

QUAL É A CURVA DE APRENDIZAGEM DA SUA EMPRESA?

A “curva de aprendizagem” de uma empresa é o processo através do qual a empresa vai adquirindo experiência e conhecimentos que le permitem conseguir melhores resultados com menor custo e esforço. A curva de aprendizagem leva a que as empresas vão melhorando os seus processos para se tornarem mais eficientes e mais eficazes. No fim, isso traduz-se num melhor resultado económico.
Toda a empresa deveria traçar como objectivo acelerar a sua curva de aprendizagem para poder melhorar a sua competitividade e os seus resultados, ano após ano.


Subjacente a todo este processo de aprendizagem há melhoras em procedimentos, no próprio modelo de gestão e na organização interna da empresa. As perguntas chave são: Qual é a curva de aprendizagem da sua empresa? É uma curva rápida ou uma curva lenta? Realizou a sua empresa mudanças substanciais em procedimentos, em organização ou em gestão? Melhora a sua empresa alguns aspectos chave de funcionamento cada ano que passa ou é uma empresa estática e com poucas mudanças?
Em 2012 publicámos o “Estudo WSC-Precor sobre o nível de gestão nos clubes de fitness de Espanha” e pudemos comprovar que o modelo de gestão das cadeias ou grupos de clubes era superior ao dos clubes independentes. O motivo principal para esta diferença está no facto de as cadeias terem uma curva de aprendizagem mais rápida que os clubes independentes, o que, com o decorrer dos anos, se traduz numa melhor gestão e melhores resultados de exploração.
Para entendermos porque é que isto se passa, temos que analizar como aprendem as empresas. Há três fontes de aprendizagem para as empresas:
·      * Experiências próprias: todos os clubes de fitness aprendem com a experiência que vão acumulando no seu dia-a-dia. No entanto, nem todos aprendem com a mesma velocidade. As empresas centradas em apagar fogos e com visão a curto prazo, dificilmente podem aproveitar com as experiências que têm. Passam por elas sem que se traduza numa aprendizagem e, portanto, em vantagem competitiva.
·      * Experiências de outros clubes: estas experiências podem ser da concorrência ou de outros clubes afins do próprio. Quanto maior é a relação com esses clubes, mais fácil é compartilhar experiências e aprender uns com os outros. Este é um dos motivos pelos quais as cadeias têm uma curva de aprendizagem mais rápida que os clubes independentes, já que aprendem com muitos clubes de cada vez.
·      * Diferentes interpretações de uma mesma experiência: nem todos os clubes estão igualmente atentos a essas experiências nem têm a mesma capacidade para analisá-las, para gerar mudanças e melhorar a partir delas. Em geral as empresas com uma cultura aberta e participativa e que contam com equipas multidisciplinares têm uma maior capacidade de analisar as experiências e de chegar a soluções criativas. Isto leva a outro ponto a favor das cadeias, que costumam contar com equipas maiores e com estruturas centralizadas dedicadas à análise de dados e à melhoria contínua.
No gráfico podemos ver a curva de aprendizagem de dois clubes diferentes. O clube A tem uma aprendizagem rápida no início, o que é normal, já que inicialmente é quando é mais fácil melhorar muitos aspectos de funcionamento do clube. A partir daí, segue com uma curva de aprendizagem ascendente, se bem que a velocidadde dessa aprendizagem é cada vez mais lenta. Com o decorrer dos anos, vai custando cada vez mais melhorar o funcionamento do clube, mas as pequenas melhorias que ocorrem somam-se às anteriores e podem ser muito importantes para garantir a competitividade futura.


O clube B tem uma curva de aprendizagem parecida inicialmente ao outro clube, mas com uma velocidade menor. Essa menor velocidade na aprendizagem costuma ser provocada por algum dos três factores que acima comentámos. Além disso, observa-se que este clube chega a um patamar de aprendizagem ao 7º e 8º ano e a partir daí começa inclusivamente a desaprender. Há clubes que com o tempo se tornam menos eficazes e pioram nos seus processos e modelos de gestão. Este é um sinal de “queima” das equipas directivas que acaba relaxando a pressão sobre os objectivos e gerando uma perda de controlo sobre a empresa.
CURVA DE APRENDIZAGEM (2)
O gráfico destes dois clubes é obviamente um modelo teórico para representar a curva de aprendizagem de uma empresa, mas na realidade a aprendizagem é algo de mais desorganizado. Além disso, como o mercado, a concorrência e o consumidor mudam constantemente, há ocasiões em que as empresas tomam decisões que implicam grandes mudanças organizativas e de modelo de negócio, o que pode provocar uma aceleração na curva de aprendizagem, como vemos no gráfico seguinte. Esse salto na aprendizagem que se observa no 8º ano do gráfico costuma responder a grandes mudanças na ambiência. Por exemplo, com o aparecimento do fenómeno low-cost, alguns clubes viram-se obrigados a fazer mudanças substanciais nos seus modelos de negócio, o que se traduziu num grande desafio mas também numa nova aprendizagem.
CURVA DE APRENDIZAGEM (2)
Toda a empresa deveria traçar como objectivo acelerar a sua curva de aprendizagem para poder melhorar a sua competitividade e os seus resultados, ano após ano. Eis algumas das ideias que podem ajudar a acelerar a curva de aprendizagem de um clube de fitness:
·       * Tenha clara a Missão e Visão da sua empresa, já que isso o ajudará a ter a equipa concentrada na direcção a seguir. É mais fácil surgirem ideias quando a direcção na qual nos devemos focar está bem definida.
·       * Crie uma equipa directiva de confiança que seja o motor da sua empresa e que procure a melhoria contínua.
·       * Faça a gestão do seu negócio na procura do equilíbrio entre o dia-a-dia e o médio e longo prazo. O “importante e não urgente” deve ter cabimento na agenda da equipa directiva.
·       * Envolva todos os colaboradores na melhoria do clube. Levo-os a pôr o cérebro a trabalhar. Peça opiniões, recolha ideias, compartilhe dados e passe tempo com eles para procurar solucões.
·       * Crie uma rede de contactos com outros clubes que estejam dispostos a compartilhar informação e ajudarem-se mutuamente.
·       * Participe em formações e eventos do sector para estar actualizado com mudanças e tendências que surgem, tanto ao nível dos produtos como ao nível da gestão.
·       * Aprenda também com os clientes; as suas opiniões são muito valiosas para conhecer quais os aspectos que são importantes e requerem mais recursos, e que outros são prescindíveis.

·       * Tenha um bom Quadro de Controlo que reflicta os indicadores chave do seu negócio e que lhe permita saber com segurança em que aspectos está a conseguir melhorias concretas.

Autor: Pablo López De Viñaspre.


 
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