domingo, 25 de mayo de 2014

ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA 2014

Nestes primeiros dias do ano em que todos nós criamos metas e objetivos pessoais para 2014, tais como estudar inglês, fazer dieta, passar mais tempo com a família, etc., é o momento de fazermos o mesmo com a nossa empresa, isto é, fazer o balanço de 2013 e planificar o 2014.




Bem sei que num ambiente em constante mudança como o atual torna-se muito difícil fazer um planeamento estratégico efetivo e, quando finalizarmos o presente ano, implementámos inúmeras medidas corretivas ao que inicialmente planeámos.

No entanto, se apenas estabelecer um objetivo a alcançar, o primeiro passo será saber para ONDE ir.

O segundo passo é COMO irei percorrer esse caminho, como chegar a esse objetivo.

SE NÃO PODE MEDIR, NÃO PODE GERIR.

Uma empresa não pode simplesmente “subsistir” e tomar as suas decisões a quente, esperar que tudo vá correndo para ir tomando decisões; infelizmente muitas empresas funcionam assim. Contudo, se planear atempadamente, será surpreendente a mudança que se pode provocar dentro da empresa.

Os passos para uma boa estratégia serão:

INVESTIR. Não o dinheiro, sim o tempo para planear, quer do gestor quer da equipa. Este é um trabalho em que todos devem colaborar. São os técnicos, os comerciais, a equipa de receção que estão todos os dias com os clientes, sendo portanto quem melhor pode dar feedback sobre o que estes necessitam.

FAÇA O BALANÇO do ano anterior, anote todos os indicadores que considera importantes para a empresa, picos de entrada, excedentes, médias de permanência, razões de abandono, custos, etc.

Com base nestas informações deverá então ser elaborado o PLANO PROVISÓRIO 2014, com uma estimativa de altas e baixas de clientes, rendimentos, gastos, fluxos de caixa, etc.

Como é sabido, Marketing não é o mesmo que “publicidade”, o Marketing intervém no produto, no preço, nos serviços, etc.

Este plano provisional estaria relacionado com a etapa para ONDE vamos, e, uma vez já conhecido o caminho, prepararíamos o COMO, através de um PLANO ANUAL DE MARKETING.

No Plano Provisório de 2014 analisamos alguns itens de investimento, como tal, o orçamento anual de marketing pode ser um valor fixo por ano, embora geralmente atribuído a uma percentagem do rendimento, tornando-se uma percentagem variável, ligada aos resultados.

Este plano provisório ajudará, analisando todos os elementos de custos/receitas, a tomar decisões mais acertadas no futuro no que diz respeito à gestão da empresa. Quanto foi investido em marketing em 2013? E em 2014? É possível que o mesmo investimento e as mesmas ações resultem  nos mesmos resultados.

Lembre-se que apenas com os novos clientes a empresa vai sobreviver, e para isso são necessárias ações de marketing para que esses novos clientes venham para o seu clube.

Todos os gastos e investimentos são seguramente necessários/importantes, contudo, será igualmente necessária uma avaliação de todos os custos, bem como a necessidade de cada um deles. Na realidade, sem novos clientes, as outras áreas não são importantes, já que a empresa não vai sobreviver.

PLANO ESTRATÉGICO ANUAL DE MARKETING

Este plano deve incluir:
·      * Objetivos: De picos de entradas/retenção/económicos, etc., os que quiser calcular, tendo sempre presente que estes representarão os mínimos para a rentabilidade da empresa.
Anote sempre as alterações devidas, reformulando os objetivos ao longo do tempo; assim, tomará sempre as melhores decisões.
·      * Orçamento anual/mensal de marketing. Deverá incluir o valor monetário que irá ser investido nesta área. Sabendo o montante anual, pode ou não valer a pena um maior investimento num determinado meio de comunicação que até agora parecia incomportável.
·      * Ações mensais. Eu recomendo fazer ações todos os meses.
Cada ação deve ter um orçamento (se necessário), um responsável, recursos materiais e humanos necessários, um alvo e um objetivo mensurável.
Estas ações deverão ser previstas o quanto antes (início do ano), sendo a única maneira, visto que necessitam de tempo para serem planificadas e implementadas.
·      * Target. Devemos sempre ter ações para quatro grupos distintos de clientes: os sócios ativos, que temos que fidelizar, os sócios em baixa(inativos), para que possam voltar a inscrever-se - este grupo é muito controlado e fácil de contatar, grupo de prospeção - podem incluir sócios que já se tenham informado acerca das condições de filiação ao clube, e Outros- este grupo reúne pessoas que ou não conhecem ou que nunca visitaram o clube mas que  contudo, poderão vir a filiar-se no clube.
·      * Mensuração. Uma vez realizada a ação devemos então medir e avaliar a sua efetividade.
Devemos sempre mensurar os resultados para concluir se podemos repetir ou não determinadas ações, e, sobretudo, para saber se o dinheiro investido foi rentabilizado ou não.

OFERTAS. Não devemos pensar que uma ação de marketing deve considerar uma oferta económica, isto é um grave erro, deve ser usado com sabedoria e somente quando necessário, e sempre calculando a sua eficácia, o montante que vai parar de entrar e quantos novos clientes mais precisamos para compensar essa oferta.

MEDIA. Utilize os meios mais simples, evitando os mais massivos, que são caros e pouco efetivos; os mais económicos como o Mailing e as redes sociais são os mais efetivos.
A SUA COMUNIDADE: trabalhe com ela, faça parte do seu ambiente; uma ação para recolha de brinquedos no Natal, por exemplo, ou fazer parte de uma iniciativa popular organizada por eles, não vai custar praticamente nada, mas cria um grande vínculo com seu cliente.

Autor: José Luis Gaytan.




 
Gym Factory Portugal © 2014 gymfactory.net & Gym Factory . ...