domingo, 25 de mayo de 2014

ENTREVISTA A JOSÉ JÚLIO VALE CASTRO, PRESIDENTE DA AGAP Valores de AGAP: Legalidade, Responsabilidade, Integridade


AGAP é a única associação portuguesa que representa ginásios e health clubes. Representa 700 ginásios associadosÓrgãos Sociais composto por clubes independentes e operadores internacionaisParcerias com Universidades, Escolas de Formação e FornecedoresInterlocutor único para o Health & Fitness junto do Governo, Está filiada nas duas maiores organizações internacionais.


 G.F: Qual é a opinião da AGAP sobre esta nova iniciativa (revista Gym Factory) para que o mercado profissional português de fitness conte com a sua própria publicação?

Desde a primeira hora de conversa com a editora espanhola que realçámos a importância de uma revista portuguesa, com contributos portugueses associados a artigos internacionais sobre o sector. É muito útil haver uma informação condensada numa só publicação que decerto contribuirá para uma actualização de conhecimentos por parte dos gestores e dos técnicos de exercício. O facto de se registar uma distribuição gratuita pelos ginásios facilita esta comunicação, que constitui sem dúvida uma obrigação da AGAP.

ENTRESACADO


G.F: Sendo a AGAP um parceiro activo desta publicação, poderá ter uma via directa de comunicação com os associados. Quais os benefícios?

A AGAP é uma associação atenta às notícias relevantes para o fitness, e assiduamente publica no seu site informação relevante.
Verificámos contudo que a publicação de notícias online nem sempre merece uma leitura atenta dos associados, e esta revista, em papel, contribuirá para a divulgação das novidades do sector.


G.F: Sabemos que houve melhorias gerais no sector do fitness no último ano. O que pensa sobre o que falta mudar para que o nível de negócio volte a ser o anterior à crise?

Houve efectivamente melhorias, com um aumento significativo de entradas de utentes nos ginásios. Contudo, tal fica em grande parte a dever-se a uma contenção e descida de preços, e infelizmente alguns ginásios não podem, por impossibilidade da sua estrutura, adaptarem-se a esta situação. A AGAP solidariza-se com estes ginásios, em geral de menor dimensão, e tem recentemente proposto acções de consultadoria para identificar os problemas. Para conseguirmos registar melhores resultados devemos estar atentos às formações e às novidades internacionais do mercado. Esperar que “aconteça” é decerto uma má política.  

G.F: Como define a relação da AGAP com as entidades institucionais e de Tutela?

A AGAP tem vindo a cimentar as relações com a Tutela, nomeadamente com a Secretaria de Estado do Desporto e Juventude e o IPDJ (Instituto do Desporto). Tem também sido parceira em várias iniciativas das Escolas e Universidades, mantém reuniões assíduas com as entidades de inspecção e é hoje sem dúvida a organização que representa o fitness português. É portanto uma relação privilegiada e que tem sido muito benéfica no tratamento das questões do sector. Prova evidente desse relacionamento é a presença do Presidente da AGAP como elemento integrante no Conselho Nacional do Desporto desde início de 2013.



G.F: Qual a abrangência de representatividade da AGAP?

A AGAP é a única associação de ginásios em Portugal e, em termos de representatividade, a 2ª associação europeia. Representa os ginásios privados de pequena, média e grande dimensão, clubes independentes e cadeias. Esta realidade e o respeito por valores de legalidade, integridade e responsabilidade confere-lhe o reconhecimento público e traduz-se na boa relação que mantemos com a Tutela. Existe, como projecto, uma alteração estatutária para integração de outro tipo de unidades. 

G.F: Que acções se podem tomar para que todas as instalações desportivas cumpram com a legislação vigente?

A AGAP já está a tomar medidas há algum tempo. Recentemente reunimos gestores de ginásios com as entidades de inspecção (ASAE, ACT, Direitos Musicais...) para a sensibilização sobre este drama da distorção de concorrência. Esta acção foi amplamente noticiada pela imprensa e o assunto está a merecer o nosso acompanhamento para que haja resultados visíveis.

G.F: ¿Pode estimar o seu mercado português em números?

Si, Temos :
1.200 empresas
575 mil clientes (5,3%)
20 mil colaboradores
Vol. Negócios: 234 M€
Mensalidade média: 39€

G.F: Cual e a Estruturação e desenvolvimento da AGAP?

u Aproveitamento de um quadro de elementos de órgãos sociais com perfil adequado e de personalidades do sector a integrarem um Conselho de Representantes, ao abrigo do artigo 36º dos Estatutos.
u Desenvolver a profissionalização na associação, através da manutenção de um staff adequado ou da atribuição de tarefas conferidas a membros dos corpos sociais, respeitando o artigo 12º dos Estatutos quando desenvolverem função executiva.
u Fomento da adesão de clubes e da retenção dos associados, nomeadamente através das referidas visitas propostas, como meio de captação de receitas e de maior representatividade do sector.


G.F: ¿ Quais são as suas atividades a nível nacional??

       Desenvolvimento das relações institucionais com a Tutela (Governo e Instituto do Desporto), entidades oficiais (Ética no Desporto, Comité Olímpico…) e com os partidos da A.R.
       Acompanhamento das ações de inspeção com a ASAE e com a ERS
       Trabalho no âmbito do Conselho Nacional do Desporto e do Fórum de Serviços (CCP)
       Relacionamento institucional com as Universidades e Escolas de Formação
       Abordagem ao dialogo social e à contratação coletiva
       Continuação do projeto de integração dos técnicos de exercício físico
       Âmbito de intervenção da AGAP no setor
       Seguros: novas propostas aos associados
       Web: reformulação dos meios e da presença online


G.F: ¿E a nível internacional?

       Filiação nas duas principais associações do setor: EHFA e IHRSA
       Integração do Board da EHFA para próximo mandato
       Participação nos congressos internacionais destas organizações
       Participação na feira internacional do setor FIBO
       Aproximação com congénere espanhola FNEID para discussão de estratégia ibérica


G.F: ¿Cual e o plano de  ação  para este ano 2014?

        FÓRUM AGAP Evento bianual para clubes independentes das várias
       AGAP SUMMIT LEADER Evento anual para operadores ibéricos com 4 ou mais clubes
       JORNADAS NO PORTO Evento dirigido a todos os empresários da região Norte
       REVISTA GYM FACTORY Publicação de 4 edições anuais em Português (a calendarizar), dirigidas aos empresários e profissionais do setor.
       ROTEIRO DE CLUBES Visitas a clubes associados espalhados pelo território nacional
       ENCONTRO NACIONAL Evento de maior projeção nacional da AGAP



G.F: Quais as mais-valias da AGAP?

u Aproveitamento dos contactos estabelecidos a nível institucional (Secretaria de Estado, Governo, Partidos, IPDJ e ASAE)
u Continuidade da presença em órgãos da maior relevância para o sector, onde neste momento se desenvolvem trabalhos (Conselho Nacional do Desporto e Fórum Serviços na CCP - Confederação do Comércio e Serviços de Portugal)
u Conclusão ou desenvolvimento de trabalhos a nível internacional, no âmbito da EHFA e da IHRSA


              
G.F: Pensa ser útil um evento profissional conjunto com o Encontro anual da AGAP que reúna os gestores e profissionais do nosso sector?

Reunir num só evento informação e formação para o sector, a par com a apresentação de novidades e propostas, é seguramente aproveitar uma só deslocação para uma actualização condensada de conhecimentos. Decerto os gestores e profissionais não desperdiçariam a oportunidade...


G.F: O que gostaria de dizer, em nome da AGAP, aos leitores da Gym Factory?


Primeiro, agradecer a leitura e cumprimentá-los pela preocupação com a informação sobre o fitness nacional e internacional. Depois, pedir-lhes o seu contributo. Que matérias gostariam de ver abordadas na revista? Esta pretende ser a revista portuguesa dos profissionais do sector!

Autora: Inés Ledo.


 
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