AGAP é a única associação portuguesa que representa ginásios e health clubes. Representa 700 ginásios associados, Órgãos Sociais composto por clubes independentes e operadores internacionais, Parcerias com Universidades, Escolas de Formação e Fornecedores, Interlocutor único para o Health & Fitness junto do Governo, Está filiada nas duas maiores organizações internacionais.
G.F: Qual é a opinião da AGAP sobre esta nova iniciativa (revista Gym
Factory) para que o mercado profissional português de fitness conte com a sua
própria publicação?
Desde a primeira hora de conversa com a editora espanhola que realçámos a
importância de uma revista portuguesa, com contributos portugueses associados a
artigos internacionais sobre o sector. É muito útil haver uma informação
condensada numa só publicação que decerto contribuirá para uma actualização de
conhecimentos por parte dos gestores e dos técnicos de exercício. O facto de se
registar uma distribuição gratuita pelos ginásios facilita esta comunicação,
que constitui sem dúvida uma obrigação da AGAP.
ENTRESACADO
G.F: Sendo a AGAP um parceiro activo desta publicação, poderá ter uma via
directa de comunicação com os associados. Quais os benefícios?
A AGAP é uma associação atenta às notícias relevantes para o fitness, e
assiduamente publica no seu site informação relevante.
Verificámos contudo que a publicação de notícias online nem sempre merece
uma leitura atenta dos associados, e esta revista, em papel, contribuirá para a
divulgação das novidades do sector.
G.F: Sabemos que houve melhorias gerais no sector do fitness no último ano.
O que pensa sobre o que falta mudar para que o nível de negócio volte a ser o
anterior à crise?
Houve efectivamente melhorias, com um aumento significativo de entradas de
utentes nos ginásios. Contudo, tal fica em grande parte a dever-se a uma
contenção e descida de preços, e infelizmente alguns ginásios não podem, por
impossibilidade da sua estrutura, adaptarem-se a esta situação. A AGAP
solidariza-se com estes ginásios, em geral de menor dimensão, e tem recentemente
proposto acções de consultadoria para identificar os problemas. Para
conseguirmos registar melhores resultados devemos estar atentos às formações e
às novidades internacionais do mercado. Esperar que “aconteça” é decerto uma má
política.
G.F: Como define a relação da AGAP com as entidades institucionais e de
Tutela?
A AGAP tem vindo a cimentar as relações com a Tutela, nomeadamente com a
Secretaria de Estado do Desporto e Juventude e o IPDJ (Instituto do Desporto).
Tem também sido parceira em várias iniciativas das Escolas e Universidades,
mantém reuniões assíduas com as entidades de inspecção e é hoje sem dúvida a
organização que representa o fitness português. É portanto uma relação
privilegiada e que tem sido muito benéfica no tratamento das questões do sector.
Prova evidente desse relacionamento é a presença do Presidente da AGAP como
elemento integrante no Conselho Nacional do Desporto desde início de 2013.
G.F: Qual a abrangência de representatividade da AGAP?
A AGAP é a única associação de ginásios em Portugal e, em termos de
representatividade, a 2ª associação europeia. Representa os ginásios privados
de pequena, média e grande dimensão, clubes independentes e cadeias. Esta
realidade e o respeito por valores de legalidade, integridade e responsabilidade
confere-lhe o reconhecimento público e traduz-se na boa relação que mantemos
com a Tutela. Existe, como projecto, uma alteração estatutária para integração
de outro tipo de unidades.
G.F: Que acções se podem tomar para que todas as instalações desportivas
cumpram com a legislação vigente?
A AGAP já está a tomar medidas há algum tempo. Recentemente reunimos
gestores de ginásios com as entidades de inspecção (ASAE, ACT, Direitos
Musicais...) para a sensibilização sobre este drama da distorção de concorrência.
Esta acção foi amplamente noticiada pela imprensa e o assunto está a merecer o
nosso acompanhamento para que haja resultados visíveis.
G.F: ¿Pode estimar o seu mercado português em números?
Si, Temos :
1.200 empresas
575 mil clientes (5,3%)
20 mil colaboradores
Vol. Negócios: 234 M€
Mensalidade média: 39€
575 mil clientes (5,3%)
20 mil colaboradores
Vol. Negócios: 234 M€
Mensalidade média: 39€
G.F: Cual e a Estruturação e desenvolvimento da AGAP?
u Aproveitamento de um quadro de elementos de órgãos sociais com perfil
adequado e de personalidades do sector a integrarem um Conselho de
Representantes, ao abrigo do artigo 36º dos Estatutos.
u Desenvolver a profissionalização na associação, através da manutenção de um
staff adequado ou da atribuição de tarefas conferidas a membros dos corpos
sociais, respeitando o artigo 12º dos Estatutos quando desenvolverem função
executiva.
u Fomento da adesão de clubes e da retenção dos associados, nomeadamente
através das referidas visitas propostas, como meio de captação de receitas e de
maior representatividade do sector.
G.F: ¿ Quais são as suas atividades a nível nacional??
•
Desenvolvimento das
relações institucionais com a Tutela (Governo e Instituto do Desporto),
entidades oficiais (Ética no Desporto, Comité Olímpico…) e com os partidos da
A.R.
•
Acompanhamento das
ações de inspeção com a ASAE e com a ERS
•
Trabalho no âmbito do
Conselho Nacional do Desporto e do Fórum de Serviços (CCP)
•
Relacionamento
institucional com as Universidades e Escolas de Formação
•
Abordagem ao dialogo
social e à contratação coletiva
•
Continuação do
projeto de integração dos técnicos de exercício físico
•
Âmbito de intervenção
da AGAP no setor
•
Seguros: novas
propostas aos associados
•
Web: reformulação dos
meios e da presença online
G.F: ¿E a nível
internacional?
•
Filiação nas duas
principais associações do setor: EHFA e IHRSA
•
Integração do Board
da EHFA para próximo mandato
•
Participação nos
congressos internacionais destas organizações
•
Participação na feira
internacional do setor FIBO
•
Aproximação com
congénere espanhola FNEID para discussão de estratégia ibérica
G.F: ¿Cual e o plano de ação para este ano 2014?
• FÓRUM AGAP Evento
bianual para clubes independentes das várias
• AGAP SUMMIT LEADER Evento anual para operadores ibéricos com 4 ou
mais clubes
• JORNADAS NO PORTO Evento dirigido a todos os empresários da região
Norte
• REVISTA GYM FACTORY Publicação de 4 edições anuais em Português (a
calendarizar), dirigidas aos empresários e profissionais do setor.
• ROTEIRO DE CLUBES Visitas a clubes associados espalhados pelo território
nacional
• ENCONTRO NACIONAL Evento de maior projeção nacional da AGAP
G.F: Quais as mais-valias da AGAP?
u Aproveitamento dos contactos estabelecidos a nível institucional
(Secretaria de Estado, Governo, Partidos, IPDJ e ASAE)
u Continuidade da presença em órgãos da maior relevância para o sector, onde
neste momento se desenvolvem trabalhos (Conselho Nacional do Desporto e Fórum
Serviços na CCP - Confederação do Comércio e Serviços de Portugal)
u Conclusão ou desenvolvimento de trabalhos a nível internacional, no âmbito
da EHFA e da IHRSA
G.F: Pensa ser útil um evento profissional conjunto com o Encontro anual da
AGAP que reúna os gestores e profissionais do nosso sector?
Reunir num só evento informação e formação para o sector, a par com a
apresentação de novidades e propostas, é seguramente aproveitar uma só
deslocação para uma actualização condensada de conhecimentos. Decerto os
gestores e profissionais não desperdiçariam a oportunidade...
G.F: O que gostaria de dizer, em nome da AGAP, aos leitores da Gym Factory?
Primeiro, agradecer a leitura e cumprimentá-los pela preocupação com a
informação sobre o fitness nacional e internacional. Depois, pedir-lhes o seu
contributo. Que matérias gostariam de ver abordadas na revista? Esta pretende
ser a revista portuguesa dos profissionais do sector!
Autora: Inés Ledo.
Autora: Inés Ledo.