domingo, 18 de septiembre de 2016

Entrevista a Deodato do Ó

Fala-nos um pouco da marca PUMP: em que ano surgiu, que objetivos tem e o que a distingue da concorrência?

R: O Pump Fitness Spirit foi fundado em 2011 por dois sócios: eu e o Pedro Molar. Tínhamos como desejo criar um local moderno e de qualidade para treinar com condições flexíveis, democratizando  o acesso à prática de exercício físico e conseguimos!

O Pump diferencia-se por proporcionar um serviço personalizado. Ao contrário de muitos operadores neste segmento não optámos por uma ótica de self-service, acreditamos num serviço “smart cost”, mas sem sacrificar o fator humano. Dispomos do serviço de receção que dá resposta rápida a todas as situações dos sócios, no ginásio temos uma equipa focada exclusivamente no apoio a quem está a treinar. Os clientes estão atentos a isso e o Pump foi a marca premiada pela Escolha do Consumidor para o ano de 2016, na categoria Ginásios Low Cost. É um prémio que muito nos orgulha no ano em que completamos 5 anos de existência.

Nós temos em pleno funcionamento sete localizações na grande Lisboa: Av. República, Parque das Nações, Alvalade, Amadora, Odivelas, Almada e Barreiro. O nosso objetivo é chegar às 10 unidades ainda este ano.


Nos últimos anos temos assistido a uma crescente proliferação de ginásios em Portugal e ao aumento da participação desportiva, sendo agora de 7,1%. Como perspetivas os próximos 3 anos e que papel o PUMP pretende assumir? 
R: A crescente preocupação com a saúde e bem-estar reflete-se na procura por parte dos consumidores de um serviço mais completo. 

O cliente está cada vez mais racional e procura a melhor relação qualidade preço, cabe a todos os operadores ir ao encontro da expectativa dos consumidores. Acho que o mercado vai continuar a crescer nos próximos 3 anos e o Pump vai continuar também a fazer a sua expansão. Acima de tudo temos tido a capacidade de alargar o universo global de clientes de fitness, fazemos parte desta mudança e orgulhamo-nos de contribuir para o aumento da prática de exercício físico em Portugal.  Esperamos continuar a contribuir, durante muitos anos, e daqui a 3 anos ter 15 unidades Pump e 60.000 clientes felizes. 

Os maiores operadores do mercado têm a sua “base de operações” na Grande Lisboa. Quais os motivos para esta concentração? O Pump pensa expandir para outras regiões?
R: Sobre os outros não sei. No que concerne ao Pump deve-se ao fato de sermos de Lisboa e de nos ser mais fácil controlar o crescimento da empresa numa fase inicial. Neste momento temos uma estrutura sólida que está preparada para fazer chegar o Pump a várias localizações de norte a sul do país. Esperamos estar na zona norte ainda este ano.

Hoje vemos alguns operadores internacionais a criarem sub-marcas e a entrar em novos segmentos de mercado, como as boutiques, boxes, estúdios, etc. O PUMP está atento e com intenções de explorar novos segmentos de mercado? Acreditas na rentabilidade destes novos conceitos? 
R: Sim, estamos atentos. Para já não estamos a pensar criar uma marca individualizada para estes “nichos”, no entanto, trabalhamos com estas novidades nas nossas instalações dando a conhecer algumas, respondendo também a pedidos dos nossos clientes.
Acho que estes conceitos são rentáveis e têm potencial de crescimento. No entanto, estarão muito dependentes do entusiasmo e capacidade do instrutor em manter o interesse nessa atividade.

O que tens feito para preparar a marca para o “futuro”, em face desta revolução digital a que todos vivemos e que parece não dar tréguas às marcas que não acompanham? 
R: Nós no Pump temos muito interesse em saber o que o cliente gosta ou pretende da marca. Nesse sentido trabalhamos de forma profissional as nossas redes sociais e fazemos inquéritos quadrimestrais para tentar ir de encontro às expectativas do cliente. Estamos também a estudar aplicações que possam melhorar o registo do treino dos nossos clientes e melhorar a interação com a marca. 
Para além desta atenção ao que nos rodeia, não podemos descurar a qualidade de serviço no dia-a-dia, fazendo com que os nossos clientes tenham uma boa experiência connosco. Sem isso não há “digital” que faça o trabalho por nós.

Como gestor de uma marca que está no TOP5, quais os principais desafios internos da gestão de uma cadeia? 
R: Tendo em conta que estamos em crescimento, o desafio é manter a equipa unida e motivada a entregar, de forma consistente, um excelente serviço ao cliente. Conseguindo isso teremos acesso a capital e poderemos continuar a escolher as melhores localizações. 

O que gostarias de partilhar com os leitores da revista (atenta q são leitores profissionais)?
R: Num sector em que cerca de 90% das empresas são pequenas e médias, estamos felizes por fazer a nossa parte no que concerne ao investimento em novas aberturas, criando mais oportunidades de emprego a quem se licencia na área de Fitness e ajudando a levar a mais de 20.000 pessoas, hoje em dia, um produto cutting edge, de qualidade e acessível. A nossa área tem crescido de forma saudável em Portugal e podemos orgulhar-nos da evolução dos últimos 20 anos. Os profissionais da indústria do fitness em Portugal são muito qualificados e têm capacidades muito melhores do que pensam. Falta-nos, na minha opinião, uma maior cultura de partilha e uma capacidade para entregar de forma consistente em todos os momentos do negócio. Muitas vezes deveríamos ser mais corporativos e estabelecer alianças de forma a tornarmo-nos mais fortes.


DEODATO DO Ó
Co-Fundador e Ceo da Cadeia Pump Fitness Spirit
15 anos de experiência em Management na área de Wellness e Fitness
CV
Diretor-Geral na Teixeira Duarte Club L Health Clubs
Diretor-Geral e responsável pela abertura do 7Spa Vilamoura, no Hilton Vilamoura, do grupo IMOCOM
Professor Assistente no curso de Pós-Graduação em Operação e Gestão de Spas, na Universidade do Algarve
Club Manager em diferentes unidades Holmes Place, na Grande Lisboa
Pertence aos órgãos sociais da AGAP, como Vogal da Direção
Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Pós-Graduação em Recursos Humanos

 
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