domingo, 18 de septiembre de 2016

De que dependem as vitórias e derrotas?

Em muitos momentos do meu percurso desportivo deparei-me com emoções que me "assaltavam o espírito" sem eu perceber muito bem porquê, nem como é que condicionavam (em demasia) a minha performance desportiva.

Durante a minha carreira como atleta e após milhares de treinos, dezenas de estágios e centenas de jogos, houve algo que esteve sempre presente e que sempre condicionou a minha performance e os meus resultados desportivos. Durante todo este tempo nunca fui confrontado de forma clara com este fenómeno para que o entendesse e o pusesse a "jogar" a meu favor. E agora falo disto porque, após as minhas experiências pela área da Programação Neuro Linguística (PNL) e do Coaching, tornou-se para mim evidente o quanto é crítico e, arrisco dizer, que é o aspeto mais importante no desporto e na prática da atividade física (como em tudo na vida)! E falo das nossas emoções e dos nossos estados emocionais.

Todos nós, a toda a hora, estamos "a fazer" estados emocionais! Sim, reforço a palavra "fazer" porque a Programação Neuro Linguística (PNL) de uma forma clara explica que é isso mesmo que acontece. Cada um de nós "tem uma palavra a dizer" sobre o tipo de estado emocional que quer ter a cada momento.

Vamos por um momento imaginar que isto é mesmo assim, ou seja, que podemos "definir" qual o tipo de estado queremos ter. Como instrutor, personal trainer, atleta ou praticante de atividade física acredito que esteja a lembrar-se das inúmeras vezes (eventualmente demasiadas vezes) que nos deparamos com emoções que não nos ajudam a ter "sucesso" desportivo ou na prática da atividade física como a desmotivação, ansiedade excessiva, medo, falta de confiança, stress, falta de autoestima…

Em muitos momentos do meu percurso desportivo deparei-me com estas emoções. Emoções que me "assaltavam o espírito" sem eu perceber muito bem porquê, nem como é que condicionavam (em demasia) a minha performance. Para além disso, e como, enquanto atleta, não me ensinaram e não me treinaram para, primeiramente, ter consciência desta "realidade" e depois lidar com ela, focava-me em arranjar desculpas para o meu insucesso em tudo o que me rodeava (treinador, colegas de equipa, árbitros,  falta de tempo, muita gente no ginásio, pouca gente no ginásio, o instrutor que não motiva, a temperatura quente do ginásio, a pouca ventilação ….) com as implicações que daí advinham para toda a equipa e, acima de tudo, para mim!

Agora imagine que, enquanto instrutor, personal trainer, atleta ou praticante de atividade física, as pode alterar para algo mais possibilitador como confiança, motivação, otimismo, confiança, esperança, calma, concentração, relaxamento, foco.

O que é que isso pode fazer pelos seus resultados?
A PNL, ou seja, a forma como as palavras (linguística) podem "atingir" a mente (neuro) e produzir uma ação (programação), é baseada num conjunto de modelos, estratégias e crenças que visam uma comunicação positiva e eficiente entre as pessoas e consigo mesmo com o objetivo de conquistar a excelência e o desenvolvimento pessoal, profissional e desportivo. O modelo de comunicação da PNL revela que os meus resultados dependem dos meus comportamentos que, por sua vez, dependem dos meus estados emocionais.

Basta abrir os jornais desportivos para vermos treinadores e jogadores a justificarem os resultados e a pulverizarem as suas declarações com expressões como "falta de confiança", "falta de atitude", "demasiada ansiedade", "capacidade de luta e sacrifício", como se fossem "situações" fora do seu alcance e sob as quais não têm qualquer controlo. As pesquisas na área da neurociência têm revelado aquilo que já sabíamos! O potencial da mente humana é absolutamente incrível e está muito longe de estar maximizado. Cabe-nos a nós potenciarmos aquilo que já está ao nosso alcance e que já conhecemos.

Com isto digo o seguinte. Se queres alterar os teus resultados desportivos, para além de alterares os teus comportamentos, altera os teus estados emocionais! Só a partir daí é que estarás verdadeiramente a entrar numa zona de alta performance, gerando resultados físicos consistentes!
Como alguém já disse a qualidade da tua vida depende da qualidade  das tuas emoções. E agora arrisco dizer que a tua performance e "sucesso" desportivo dependem da qualidade das tuas emoções. 
E a questão que se coloca é: como me posso condicionar para ter as emoções que quero no momento em que pretendo?

Como o desporto me ensinou, a resposta está no treino, treino e treino! Sendo que este treino é, acima de tudo, mental!

Enquanto instrutores e personal trainers devemos ter a consciência de que o resultado de um treino será uma consequência da minha predisposição para esse treino. E a questão que me devo colocar enquanto profissional do fitness é: qual a predisposição dos meus alunos para o treino físico? Que tipo de emoções está associado ao treino físico? Qual é a moldura do quadro que a seguir vamos pintar?

Os instrutores e personal trainers enquanto líderes e influenciadores de um processo evolutivo podem correr muitas vezes o risco de assumir que já sabem! Têm tanta experiência e já conhecem tão bem os seus clientes que já conhecem os seus pontos fortes e fracos, as suas ambições e anseios, o que os motiva … que sei, que sei, que sei! 

Por vezes os instrutores e personal trainers podem não ter muita consciência deste aspeto pelo simples facto de acharem que têm resposta a muitas das perguntas. E, muitas vezes, a resposta a essas perguntas está condicionada "pela minha experiência", "já o conheço", "já vi muita coisa" (…) e por se achar que um "líder" deve ter respostas e não perguntas!

Um dos principais objetivos de alguém que é responsável pela orientação de um processo evolutivo, como por exemplo instrutores e personal trainers, é conseguir tirar de "dentro" dos atletas aquilo que eles têm de melhor. Todavia, só cada um dos atletas é que é capaz de dizer o que "está dentro dele próprio". E o único processo que conheço para obter essa informação é fazendo PERGUNTAS! Só assim vamos ser capazes de "mostrar" aos nossos clientes as suas emoções nos diferentes momentos, ajudando-os a conhecerem-se melhor para, a partir daí, atingirem (também) melhores resultados físicos!

Nuno Silva

 
Gym Factory Portugal © 2014 gymfactory.net & Gym Factory . ...