viernes, 11 de diciembre de 2015

EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE SALA DE EXERCÍCIO NOS FITNESS CLUBS

Atividade física tem vindo a ocupar um lugar cada vez mais importante na vida do ser humano. Antigamente era encarado como uma oportunidade só para alguns, sendo que como o evoluir dos tempos, passou a ser praticado e desejado por todos, desde a população mais jovem à população mais sénior.

Não basta apresentar grandes áreas de trabalho; há que procurar saber junto dos sócios quais os serviços que mais valorizam e que lhes permitem ter um maior grau de satisfação e fidelização.
Os clientes, hoje em dia, procuram acima de tudo espaço, para que possam realizar as suas atividades preferidas, sem interrupções e sem tempos de espera.

Tem-se vindo a assistir ao longo dos anos, ao aumento significativo das instalações desportivas.

Num mercado cada vez mais competitivo e cada vez mais global em termos de informação e formação dos clientes, as exigências destes crescem a cada dia, sendo que a qualidade do serviço prestado e a qualidade das infraestruturas tem vindo a ocupar um lugar predominante na gestão dos espaços de fitness.  


Em Portugal, assistimos hoje em dia a uma multiplicação de fitness clubs, que procuram cada vez mais, orientar as suas atividades em função das necessidades de procura. A diversificação de modalidades e a importância da prática desportiva aos olhos da sociedade, contribui em larga escala para modificar os padrões de serviços oferecidos.

Os consumidores são cada vez mais exigentes e conhecedores da cultura física, procurando dessa forma os melhores serviços e instalações desportivas.

Desta forma, e pelo facto de a concorrência ser cada vez maior, as condições de prática desportiva tendem também a ser cada vez melhores, onde a maior parte dos ginásios têm equipamentos recentes, mostrando as últimas tendências do mercado, sendo que os espaços são cada vez mais amplos, inspirando tranquilidade e bem estar.

Hoje em dia, qualquer cliente que se desloque a um fitness club tem a possibilidade de treinar em equipamentos cardiovasculares, equipamentos para treino de força, material de treino funcional, estúdios para realizar aulas de grupo e afins. As organizações, cada vez mais, procuram espaços multiusos que possibilitem a livre circulação por todos os ambientes de trabalho.

Nos anos 90, os layouts típicos dos ginásios passavam por salas pequenas para o trabalho de musculação e cardiovascular, sendo que em alguns casos também se assistia à presença ocasional de um estúdio para aulas de grupo.

Nos anos 2000, com a massificação do fitness em Portugal, começaram a surgir os primeiros health clubs, com áreas muito maiores, em que além da zona de musculação e cardiovascular, apresentam dois ou três estúdios. Nesta época, parecia também mandatário associarem uma piscina à infraestrutura.

A partir de 2010, novas tendências entraram no nosso mercado, por forma a diferenciar ainda mais o sector - refiro-me ao segmento low cost. 

Com esta nova métrica, passámos a três mercados distintos:

Low cost – real value for money;
Tradicional/Convencional – ainda à procura de uma forma de diferenciação;
Premium/High Segment – elevados padrões de serviço com preço correspondente

Mesmo com esta divisão, continua a haver mercado para os três coexistirem e funcionarem em pleno. 

É necessário, aí sim, entregar aos clientes diferentes serviços para as suas diferentes necessidades, pois o mercado evolui pela procura constante dos clientes satisfazerem as suas (novas) necessidades.

Os clientes, hoje em dia, procuram acima de tudo espaço, para que possam realizar as suas atividades preferidas, sem interrupções e sem tempos de espera.

Por esse motivo, o layout ideal para um fitness club deve tentar respeitar as seguintes métricas:

Ginásio com cerca de 600 a 800m2 dividido da seguinte forma:
Área de treino cardiovascular com 400m2
Área de treino de força com 100m2
Área de treino funcional com 100m2
Área de halterofilismo com 100m2
Área de treino voltada para o Cross Training com 100m2
Estúdios para aulas de grupo com 150m2 
Estúdio aberto dentro do ginásio com 100m2
Estúdio de cycle com 75m2

Desta forma, os fitness clubs estarão a ir de encontro aos interesses e necessidades dos sócios, ganhando desta forma vantagem competitiva em relação aos demais.

Assim sendo, no GINÁSIO existem 8 áreas com ambientes distintos de treino preferidos pelos sócios:

1. Zona Cardio - Estímulo de treino cardiovascular com o conceito cardio-theatre, sistema de televisão e som integrado;

2. Resistência – Grande variedade de máquinas guiadas com vista ao fortalecimento da composição muscular;

3. Pista de sprint – Possibilidade de realizar sprints rápidos na minipista de corrida indoor tendo como objectivo o desenvolvimento da velocidade e a força explosiva;

4. Alongamentos - Tapetes de relaxamento e alongamentos para executar uma rotina de exercícios de postura e alongamentos antes e após o exercício;

5. Combate - Área de treinos de combate no Tatami para melhorar a força de impacto ou, como alternativa, para um exercício de condicionamento cardiovascular dinâmico e divertido através de variados exercícios no saco de boxe;

6. Treino Funcional - Variedade de equipamentos que possibilitam a criação de uma vasta gama de exercícios divertidos, desafiantes e eficazes, que se centram na flexibilidade, força, agilidade e velocidade para a obtenção de resultados;

7. Musculação/Halterofilismo – espaços equipados com pesos livres garantem um número ilimitado de exercícios de levantamentos olímpicos com o objectivo de se focar em todas as partes do corpo e tornar o treino o mais completo possível;

8. Espaço Cross Training – sendo uma mega tendência, este tipo de trabalho aliado a estruturas e equipamento específico fazem a combinação perfeita para desafiar os sócios diariamente nos seus treinos e no foco naquilo que realmente necessitam de trabalhar e investir mais.

No entanto, não basta apresentar grandes áreas de trabalho; há que procurar saber junto dos sócios quais os serviços que mais valorizam e que lhes permitem ter um maior grau de satisfação e fidelização. 

Desta forma, os serviços mais procurados pelos sócios são:

Equipas de Gym Service dinâmicas e dispostas a receber os novos sócios no clube, a explicar como funcionam as máquinas e a proporcionar um treino;
Realização de aulas em vários circuitos de treino a cada 15 minutos;
- Treino funcional com equipamentos variados disponíveis no ginásio;
- ABS - centrada no trabalho abdominal / core;
- Workout Of the Week: Gym Service que estimula os sócios a realizar o desafio da semana para conseguirem um lugar na tabela de classificação, mas principalmente para que consigam elevar o seu nível de condição física.
- 5’ HIIT”,  High Intensity Interval Training, realizados também pelos GS nas máquinas de cardio e/ou com uso apenas do peso do corpo, com o objectivo de aumentar a intensidade do esforço do treino, levando os sócios a atingirem níveis fora das suas zonas de conforto (principal tendência do fitness em 2015).

Equipamentos diversificados e actuais, disponíveis a todos os sócios: TRX, VipR, equalizer, box jumps, battling ropes, equipamento Crossfit, argolas, GHD, entre outros.
Aconselhamento Inicial onde os sócios, mediante um pagamento ou de forma integrada na quota do clube, têm acesso a uma avaliação física com prescrição de treino;
Staff vocacionado para treinar e grande influenciador dos sócios para o treino regular e para a superação constante, pois os sócios gostam de se sentir acompanhados no treino pelo staff.
Modelo de Personal Training à medida: cada Personal Trainer estabelece o seu valor por sessão. 

Isto levou a um grande crescimento do mercado, tornando o serviço de PT acessível a todos e onde todas as partes envolvidas ganham. Esta prática possibilita um aumento da taxa de penetração de Personal Training nos clubes, dando origem a uma grande vontade dos sócios a estarem acompanhados por PT durante os seus treinos.

Nas aulas de grupo, os fitness clubs devem procurar oferecer aulas populares ao nível do consumo, como sendo as aulas Les Mills, pela sua comprovada eficácia, mas devem também inserir na sua oferta, aulas próprias da filosofia de cada clube, pois possibilita o aumento e diversidade das aulas de grupo disponíveis aos sócios.

Uma das tendências de treino do sector do fitness são as aulas virtuais para complementar as aulas de grupo tradicionais ministradas.

As Aulas Virtuais são aulas onde o instrutor real é substituído por um ou mais instrutores virtuais. Estes instrutores aparecem em vídeos projetados na tela do estúdio e vão puxar pelo seu máximo tal como numa aula normal. As aulas virtuais possibilitam que haja sempre uma aula disponível a acontecer nos clubes, mesmo naquelas horas de menor afluência. Os sócios apenas têm de entrar no estúdio e seguir as indicações do professor virtual.

Outra tendência que os sócios valorizam são os Open Studios. Funcionam como um prolongamento do ginásio em horas de maior afluência, dando uma dinâmica mais descontraída e fluída ao clube e levando os sócios a realizar mais aulas de grupo, inclusive aqueles que são menos receptivos a este tipo de treino.

Posto isto, pela análise do mercado atual, os clubes que melhor se adaptem à procura dos sócios serão aqueles que estarão em condições de oferecer uma gama de instalações o mais completa possível e com um nível de qualidade acima da média, em que a versatilidade e variedade de espaços estará no topo das prioridades.

Todos aqueles que tiverem como principal foco o Fitness e a superação constante dos seus sócios na obtenção dos melhores resultados de treino serão os mais bem sucedidos, num mercado que ainda tem muito para desenvolver.

Amancio Santos

 
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