viernes, 11 de diciembre de 2015

ENTREVISTA A HÉLDER FERREIRA FUNDADOR E CEO DA MARCA FITNESSUP E EUGENIOS HC

Por Armando Moreira.

A.M.- QUEM ÉS E COMO TE DEFINES ENQUANTO PESSOA?

Definir-me enquanto pessoa iria desde logo contra quem sou. Apenas te posso contar como penso que sou num exercício de autoconsciência. A definição, essa deixo-a para quem de alguma forma me conhece e, ainda assim, aposto que encontraria as mais variadas perspetivas.
Numa opinião meramente pessoal, considero-me um ser humano simples mas de fortes valores morais. Sou um homem apaixonado pela minha família, família esta que vai muito mais além da família de sangue. Sou naturalmente uma pessoa humilde, o que por vezes gera confusão com fraqueza, que faço questão de imediatamente a desfazer e aí podemos observar um homem extremamente focado e disciplinado, intolerante à mediocridade e incapaz de ceder a vontades que ponham em causa o compromisso que tenho com o sucesso.


A.M. E ENQUANTO LÍDER?

Enquanto líder procuro inspirar, influenciar e estimular as equipas para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Não me dou bem com a popularidade pelo que gosto de aparecer apenas no momento certo e desaparecer imediatamente. 
Considero que Liderar é uma arte e não um dom, pelo que procuro incessantemente dotar-me de mais e melhores ferramentas para desempenhar a minha função, de forma a servir mais e melhor quem, de alguma forma, quer partilhar comigo o presente e o futuro. Sigo uma filosofia muito minha, se traço o objetivo para 20 preparo-me para 100, acredito que o 20 acontecerá inevitavelmente. 
Sou disciplinado e perseverante e ainda tenho uma visão muito clara do que quero para o futuro, o que me dá as forças para “limpar o mato” que encontro diariamente no meu caminho.
Sou ainda uma pessoa que dá extrema importância à lealdade por isso procuro ser totalmente transparente com os meus, na partilha do conhecimento, dos desafios e principalmente da minha visão. Vivo melhor com a falha dos outros do que falhar comigo mesmo.

A.M.- PODEMOS DIZER QUE SENTES PAIXÃO PELO FITNESS? 

Não. De todo, não podemos. Faço exercício físico diariamente mas não lhe podemos chamar paixão, até porque termino sempre cheio de dores musculares (risos).

Sou sim apaixonado pela construção de marcas humanizadas, da construção de marcas de pessoas para as pessoas. Sou apaixonado por trabalhar com equipas entusiasmadas e altamente focadas. Liderar pessoas e construir marcas de sucesso, profissionalmente, essa sim é a minha verdadeira paixão.

A.M. FALA-NOS UM POUCO DO TEU PERCURSO.

Simples, com 17 anos fui contratado para um Health Club como rececionista o que me permitiu conhecer todo o funcionamento de um club de fitness. Durante os primeiros anos reparti a minha vida entre esta função e uma licenciatura em Gestão que me possibilitou entender o quanto certo e errado estava a gestão daquele mesmo club. Após ascender a Club Manager e entre muitas tentativas no sentido de ajudar a tornar o club viável acabei por me demitir. Seguiu-se um projeto próprio noutra área de negócio e voltei ao fitness dois anos mais tarde e para a mesma empresa a convite da administração, mas desta vez com um contrato de cedência de exploração. Depois disto não será difícil de adivinhar, muitas horas de trabalho, muita entrega, muita disciplina, algumas lágrimas pelo meio e uma equipa fantástica que sempre esteve ao meu lado e partilhou uma visão clara que tínhamos para o futuro da empresa. Foi esta vontade de fazer mais e melhor que nos possibilitou escapar ao “tivemos azar”.

A.M.- NA TUA OPINIÃO, PORTUGAL TEM OPERADORES LOW COST ESPECIALIZADOS OU GINÁSIOS QUE APENAS REAGEM COM ESTRATÉGIAS LOW PRICE? 

Portugal tem alguns excelentes operadores Low-Cost com estratégias muito bem estruturadas, do melhor que se faz no mundo. Não tenho dúvidas que serão estes operadores que irão liderar o mercado do Fitness em Portugal.
Por outro lado, temos imensos clubes que, sem qualquer estratégia definida, se propõem fazer uma espécie de dumping, desregulando o mercado e comprometendo a sua própria continuidade no mercado e, mais grave, sem se aperceberem disso.

A.M.- QUAIS OS ATRIBUTOS QUE UM LÍDER DEVERÁ TER PARA CONSEGUIR CRESCER O NEGÓCIO? 

Eu não acredito em fórmulas mágicas. Cada líder é um líder e deve ser fiel a si próprio. Agora, obviamente que se associarmos a uma liderança servidora e entusiasta, uma visão clara das metas e um forte domínio da Gestão, teremos certamente uma fórmula vencedora e que nos permitirá “ter sorte” e fazer crescer o negócio.

A.M. E QUAIS OS PRINCIPAIS ERROS A EVITAR?
Muitos outros erros poderia enumerar, mas acho que 7 é um bom número para começar:

1. Liderar através do poder;
2. Falta de definição clara das metas tanto a curto como a longo prazo;
3. Não estar preparado constantemente para aprender, desaprender e voltar a aprender;
4. Contratar amigos/familiares em prol de profissionais qualificados;
5. Gerir financeiramente a vida pessoal com o caixa da empresa;
6. Dar demasiados ouvidos á prepotência organizacional, na gíria, emprenhar pelos ouvidos; 
7. Por último, e pessoalmente o mais importante, podemos cometer muitos erros, mas o principal é aprender com os erros para não voltar a repeti-los.

A.M.- O QUE É O MELHOR DESTE NEGÓCIO? E O MAIS COMPLICADO?

O melhor: assistir ao quanto todos os que trabalhamos nesta área de negócio temos feito por este país. Assistir ao que era o fitness há 10 anos e o que é hoje. Diria mesmo que todos merecemos uma grande salva de palmas.

O mais complicado: entender que não estamos nesta área todos pelo mesmo e ainda assistir ao crescimento de modelos de negócio que promovem a concorrência desleal pondo em causa principalmente as estruturas mais pequenas e familiares mas que se esforçam por cumprir com todas as suas obrigações.


A.M.- QUAIS AS TUAS AMBIÇÕES PARA MARCA FITNESS UP?

As grandes organizações precedem os grandes sonhos e a Fitness UP não é exceção, daí estarmos empenhados em cumprir o plano de crescimento a que nos propusemos. Queremos crescer em quantidade e qualidade, sempre conscientes dos desafios que temos pela frente. Estou pessoalmente comprometido no plano de expansão da marca mas ainda mais com o plano de criação de uma estrutura sólida que nos permita encarar estes desafios de crescimento.

A.M.- O QUE GOSTARIAS DE PARTILHAR COM OS LEITORES DA GYM FACTORY?

Deixo apenas uma ideia no ar. Se passarmos a vida a fazer as mesmas coisas de sempre, estaremos a desperdiçar as oportunidades fantásticas que estão a surgir nesta época de grandes e rápidas mudanças, mas que estão a proporcionar um grande crescimento da nossa indústria. Se procuramos o sucesso então vamos construir o nosso.

 
Gym Factory Portugal © 2014 gymfactory.net & Gym Factory . ...