É um dos grandes eventos do ano. Entre 8 e 13 de Setembro a União Europeia organiza, pela primeira vez, a Semana Europeia do Desporto. A partir do mote (e hashtag) #BeActive, a Comissão Europeia quer incentivar mais cidadãos a praticar exercício físico, apoiando novos projetos e dando visibilidade a iniciativas já existentes.
O objetivo é só um: combater a epidemia da inatividade e tornar o exercício físico parte das rotinas dos europeus. Só desta forma é possível reduzir a prevalência de doenças como a obesidade e a diabetes, com todos os benefícios que isso acarreta para o indivíduo e para a comunidade no seu todo. Dito de outra forma, é necessário inverter as conclusões do Eurobarómetro de 2014 sobre desporto e atividade física, que deu conta de uma ligeira redução nos níveis de participação nos últimos anos.
Apesar de até ter apresentado resultados positivos nesse Eurobarómetro (ao contrário de outros sectores), o fitness não deixa de estar presente neste desafio. Desde as primeiras horas, a EuropeActive é um dos principais parceiros da Comissão Europeia na preparação e organização desta primeira Semana Europeia do Desporto.
Entre outras atividades, o representante europeu do sector do fitness levou a cabo um projeto junto de crianças em idade escolar. ALCIS de seu nome, esta intervenção combina a vertente lúdica do exercício com materiais educativos que ajudarão os mais novos a fazer da atividade física parte das suas vidas. O projeto chegará a mais de 5 mil crianças em vários países europeus e será conduzido por profissionais do fitness, em colaboração com escolas de diferentes ciclos de ensino.