O seu ginásio tem espaços desaproveitados e sem rentabilidade?
2012 foi o ano marcado pela grande crise em Portugal e creio que nenhum clube atento deixou de fazer acertos de gestão para a ultrapassar.
Com os preços a descerem descontroladamente no sector, cedo compreendemos que tínhamos que apostar na quantidade de utentes e possuir mais área de trabalho. Tínhamos a oportunidade de alargar para espaços circundantes, deixados vagos pelas dificuldades económicas que todos os sectores conheceram.
Assim, resolvemos investir e aumentar o nosso ginásio, tomando conta de um restaurante, da sala de refeição, e ainda de um estúdio de maior dimensão. A cozinha foi utilizada durante mais de um ano, mas não era o nosso core business e resolvemos encerrá-la e dedicar-nos ao que na realidade sabíamos.
Espaços mortos dentro de um ginásio, com a necessidade de espaço que temos... Era realmente um desperdício ter aquela área fechada sem qualquer atividade, e foi nessa altura que escutámos o mercado e reforçámos a nossa atenção às tendências.
Acreditamos ter sido uma boa opção, dado que muitos ginásios de menor espaço e capacidade em redor do nosso encerraram portas, o que ajudou inclusivamente a um trabalho comercial intenso de captação de clientes que desenvolvemos nesse período.
Além dos novos utentes provenientes dessas unidades encerradas, contámos também com vários professores disponíveis que viemos a integrar na nossa equipa, com formação em variadas áreas, nomeadamente em Crossfit.
Em Abril de 2014, fizemos várias visitas às box’s de Crossfit no estádio do Sporting, estádio do Belenenses, aos poucos ginásios com box e box’s autónomas que já começavam a surgir.
Regressamos com a ideia de que aquele espaço que temos, uma cozinha não aproveitada com cerca de 70 m2, era apropriado para o efeito.
Mãos à obra e com um plano de trabalhos curto para continuar a ter o aspeto algo tosco (onde o luxo não passa...), onde não existem espelhos nem televisões para afastar a atenção do único objetivo: o limite.
O desenvolvimento das aulas de TRX, VIPR e Treino Funcional Integrado, a necessidade dos clientes treinarem “mais forte”, levou a mais um desafio, a criação da nossa box com o nome de ”CrossTwoFit”.
Racks na parede, e com um investimento pequeno comparado com outros anualmente efetuados pelo clube, e prontos para no dia um de Setembro abrirmos as portas a mais uma modalidade dentro do nosso ginásio. Para conseguir suor, lágrimas e muitos sorrisos.
O crescimento foi tão rápido que, 3 meses depois, estamos em obras novamente para o alargamento possível (mais 15 metros quadrados), alguns melhoramentos e mais material. A “coisa” pegou e o crescimento é notório. A boa participação do público feminino é a característica que mais salta à vista, treino forte com uma dedicação que deixa muitos homens de boca aberta...
Aposta ganha no nosso plano de negócio, uma box dentro de um pacote de modalidades pronta para servir os mais ousados, e constituir mais um novo e unido grupo de clientes, que já reclamam por mais espaço...
Assim nasceu mais uma família no nosso clube, que veio para ficar!
João Mimoso