Nos dias que correm, o Personal Training é provavelmente das áreas dentro do sector do fitness que tem despertado mais interesse entre os praticantes de exercício físico.
O conceito de Personal Trainer surgiu em Portugal, de uma forma estruturada e organizada, há cerca de 15 anos, pelo que desde essa altura, passou a tornar-se algo cada vez mais apetecível, procurado e reconhecido por parte de quem experimenta.
Ao longo destes anos, a ideia de que o Personal Training estava só indicado para as estrelas de cinema ou modelos, passou para segundo plano, e à data de hoje, consegue-se assistir a uma explosão de Personal Trainers por todo o lado, acompanhada de uma natural massificação do conceito.
O sector do fitness tem evoluido de tal forma que, tendo o Personal Training nascido como um produto que era entregue aos clientes premium que o procuravam, foi-se diversificando num vasto leque de serviços, até que hoje em dia, quando se fala no Personal Training, este passou a estar associado a uma experiência de treino, que pode mudar radicalmente o estilo de vida e as prioridades de quem se envolve num programa de treino acompanhado.
Neste sentido, para que o Personal Training continue a prosperar ao longo do tempo, o Personal Trainer deve saber exactamente que aspectos deve enfatizar e que factores se tornam mandatórios na sua actuação diária, por forma a ter cada vez mais sucesso no seu dia a dia.
Existem 4 pontos chave para alcançar este sucesso como profissional, que cada Personal Trainer deverá dar especial atenção.
1. Tendências do mercado de Personal Training
Por forma a optimizar todo o trabalho como Personal Trainer (PT), há que analisar o mercado e que novas tendências se apresentam neste actualmente.
O treino do movimento está cada vez mais no topo das necessidades dos clientes, em que as soluções de treino funcional são aquelas que vão mais ao encontro das necessidades dos clientes.
No mercado, há cada vez mais ferramentas de treino inovadoras, metodologias de aplicação de treino diferenciadas, capazes de provocar a mudança nas pessoas, desafiando muitas vezes, paradigmas que estão instalados no mercado há muito tempo.
A origem do movimento humano assenta por isso, em exercícios básicos em que cada PT, deve ter a preocupação de arranjar progressões para cada exercício que propõe ao cliente.
Outra grande tendência do Personal Training actualmente, é a aplicação de sequências de rotinas de exercícios/treinos, num ambiente de grupos reduzidos de treino, em que a supervisão constante é muito valorizado pelo cliente.
Segundo este cenário, verifica-se que os clientes estão cada vez mais bem informados sobre a temática do exercício físico, havendo naturalmente uma maior participação desportiva, de gente jovem à silver age, sendo este último um mercado em crescimento constante.
A segmentação de mercado é cada vez maior, sendo que o grande desafio é o PT perceber como pode abraçar uma maior fatia de mercado.
Outra grande tendência é a expansão do conceito de clube desportivo em que se desenvolve actividades indoor complementadas com actividades outdoor.
Por todas as mudanças inerentes ao mercado, o Personal Trainer para ter sucesso, tem de ser rápido, pois já dizia Darwin, que “não é a mais forte das espécies que sobrevive, não é a mais inteligente, mas sim a que melhor e mais rápido responde à mudança”.
Segundo a ACSM, as principais tendências que o mercado mais procura e valoriza hoje em dia, são profissionais de fitness experientes e educados, foco no Personal Training, no Fitness Funcional e no SGT ( grupos reduzidos de treino).
Neste tipo de treino, há três mega tendências que passam pelo treino do equilíbrio, treino da força de forma integrada e o desenvolvimento de movimentos atléticos.
No seguimento desta ideia, os sócios hoje em dia integram-se em três clusters específicos, que são eles o: “train to improve, train to gain e train to perform”. Na mente dos praticantes, o objectivo final prende-se sempre com a obtenção de um melhor resultado e o alcançar dos seus objectivos.
Desta forma, a tendência, a orientação e a direcção do Personal Training, deve ser sempre no sentido da inovação constante, por forma a despertar cada vez mais o interesse neste tipo de programas de exercício.
Outra grande oportunidade para os Personal Trainers, é o investimento em SGT (small group training), pois oferece as seguintes mais valias:
- Permite aos Personal Trainers desenvolverem uma maior rede de contactos e influências junto dos seus clientes.
- Atrai e abre janelas de oportunidade de pedidos de Personal Training. Os SGT atrai essencialmente sócios das aulas de grupo, que tradicionalmente não fazem PT one to one.
- SMG tem um menor investimento para s sócios, uma vez que partilham os custos de treino
- SMG é mais motivante, pois a maioria dos sócios não gostam de treinar sozinhos
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2. Qualidades e Vantagens de um Programa de Personal Training
Um Personal Trainer para ter sucesso na sua profissão, deve reunir um conjunto de características, sendo estas preferencialmente inactas. Algumas no entanto, com a experiência de trabalho, vão sendo adquiridas ao longo do tempo. São elas as seguintes:
- Pontualidade
- Persistência
- Organização
- Rigoroso e excelente nível técnico
- Proactividade
- Boa argumentação
- Motivador
- Flexibilidade
- Investimento
- Empatia com cliente
- Fazer cliente sentir-se importante
- Modelo a seguir
- Atitude positiva
- Comportamentos positivas – realizar o que recomenda
Um Personal Trainer deve igualmente ter bem presente que vantagens um programa de Personal Training vai proporcionar aos seus clientes, e mais importante ainda, o que normalmente motiva os clientes a procurar um Personal Trainer. São elas:
Resultados eficazes
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Avaliação constante
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Interesses específicos
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Compromisso
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Orientação e supervisão competente
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Razões sociais, atenção..
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Insatisfação com o actual programa de treino
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Educação para o treino
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Valorização do programa de treino
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Foco no objectivo
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Motivação extra para o treino
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Individualização do treino
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Segurança no treino
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Todos os Personal Trainers, e o ser humano em geral, têm sempre a pretensão de ter bons desempenhos nas suas profissões. Mas até que ponto desejam mesmo ser bons?
Bom.
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Muito Bom.
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Excelente
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O melhor do meu ginásio
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Ou o melhor do mundo?
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Este pensamento deve ser o balão de oxigénio, sob o qual cada Personal Trainer deve assentar o seu trabalho e motivação profissional diáriamente.
3. Foco na Inovação
Já dizia Einstein que: “there is nothing that is a more certain sign of insanity than to do the same thing over and over, and expect the results to be different”
No Personal Training, há que inovar constantemente a forma de actuação, para que se alcance cada vez mais mercados que estão por explorar, e que resultam num maior sucesso global.
Neste momento, o Personal Training no mundo e em Portugal, apresenta variadíssimos modelos de negócio. Desde os fitness clubs, crossfit boxes, health clubs, PT ao domicílio, estúdios de PT, PT em parques e na praia, PT para empresas, clubes desportivos, lares de idosos… há que reinventar constantemente a forma como o PT é apresentado aos clientes, para que a sua penetração no mercado continue a crescer.
O foco não está nos equipamentos, pois estes, são uma mera ferramenta. O cérebro deve ser o Personal Trainer e a forma como este torna as suas sessões de treino impactantes para os seus clientes.
O treino do HIIT (high intensity interval training), deve estar sempre presente na metodologia de trabalho de qualquer Personal Trainer, pois cada vez mais se conhece os benefícios da combinação de métodos de treino cardiovasculares com períodos de esforço intenso e períodos de recuperação. Estes são os melhores para o alcance de resultados de treino mais efectivos.
Este tipo de trabalho, permite que haja uma maior utilização dos lípidos, além de elevar a taxa de metabolismo basal. Aumenta também o EPOC (maior consumo de oxigénio pós esforço), fazendo com que o desgaste calórico se prolongue por algumas horas após o treino.
Por tudo isto, há que ser o mais criativo nos treinos de PT, pois essa criatividade aumenta os índices de inovação e diversidade do treino.
4. Clusters do Personal Training
Para se ter sucesso enquanto Personal Trainer, há que imaginar que existe um puzzle que tem de ser montado, em que as peças têm de se encaixar perfeitamente umas nas outras, por forma a garantir uma sintonia em termos de actuação. Assim sendo, esse puzzle apresenta os seguintes aspectos:
Há que colocar as peças em comum, associar, entrar em relação, estabelecer laços, partilhar informação com o cliente.
- Ao nível da publicidade, há que ser feito um investimento nas redes sociais (facebook, linkedin), elaborar um bom PT profile, realizar vídeos técnicos, artigos de interesse, t-shirts com teasers..
- Ao nível da força de vendas, o investimento deve ser nos aconselhamentos iniciais, avaliações físicas, reprogramações de treino, uma boa apresentação e argumentação do pricing de PT, por forma a obter o retorno necessário de vendas de PT.
- Ao nível das relações públicas, o PT deve ser o seu próprio embaixador da marca e promover-se pelo seu trabalho, pois o melhor feedback e promoção que pode apresentar, são os resultados no terreno do seu trabalho.
- Poderá também na elaboração do seu pricing, contemplar valores de treino para sessões individuais, pacotes de treino, promoções temáticas, ofertas mediante recomendações e referências de novos contactos.
Todo o processo de venda de Personal Training, passa por um ciclo emocional, em que ao longo dos tempos foi sofrendo grandes alterações, isto é, o Personal Training começou como uma venda de produtos, seguindo-se uma venda de serviços, chegando a uma venda de experiências. Hoje em dia tudo o que se vende são emoções.
O momento crítico de qualquer Personal Trainer, é quando este é capaz de definir os seus próprios objectivos, pois muitos profissionais, vão para o terreno sem reflectir e estabelecerem uma estratégia coerente de actuação.
Como Personal Trainer, há que estar no sentido oposto às modas, há que correr riscos, há que saber o que realmente se quer, para quando quer esse objectivo, como vai lá chegar, o que vai fazer para ter sucesso.
Uma coisa é certa, todos os clientes de Personal Training aspiram a um aumento do seu status, quer seja este ao nível físico, social, relacional ou outro.
Há que descobrir quais são os reais objectivos dos clientes e potenciá-los.
Já Churchill dizia que: “sucess is going from failure to failure with no loss of enthusiasm”.
Ser Personal Trainer não deve ser um trabalho, deve um estilo de vida!
Amancio Nuno