Para quem ambiciona projetar a sua vida na concretização de projetos deve ter em atenção detalhes que marcarão a diferença nos resultados que se pretende alcançar. Como qualquer pessoa pode criar a sua empresa, ninguém nasce empresário e o movimento perpétuo do mercado nos obriga à superação diária, existem pilares que devem sustentar a nossa atuação empresarial.
Que os 3 P´s - princípios, posicionamento, prioridades - permitam partilhar os pontos fortes do negócio de uma forma sintética. Com conhecimento e experiência adquiridos pelo empresário o refazer estratégias aponta para a sua afirmação como agente de transformação do mercado.
INTRÓITO - Num contexto nefasto para a vida em sociedade como desemprego, instabilidade social, despedimento, falta de perspetivas de trabalho duradouro com mecanismos sociais precários e compensações insuficientes, só lutando por valores que façam a diferença se justifica empreender. Cada crise origina um novo equilíbrio. Porque o mercado não é aquilo que muitas das vezes se pensa que seja mas aquilo que efetiva é. Não faz qualquer sentido partir para uma viagem empresarial se não sabemos para onde vamos nem qual o motivo por que se quer fazê-la. Ficar à espera também não será a solução certa para crescer no negócio e explorar um mundo em constante e frenético movimento. Mas deve existir ambição para quem assume o desafio. Desejamos ser líderes que movam montanhas investindo no conceito adequado e em momento ajustado do mercado. Perseguir este triângulo de sucesso merece toda a nossa determinação!
PRINCÍPIOS – Um empresário consciente da sua ação deve detetar nas relações internas constrangimentos que façam perigar a sustentabilidade do clube. Os princípios são o cimento que aglutina esforços e vontades. Definem o que é verdadeiramente importante para empresa e profissionais que nela trabalham. Os princípios explicam o como. Por isso, sem uma permanente Exigência na gestão pelo exemplo, Rigor na aplicação por antecipação e Consistência na atitude de servir o clube, nunca passaremos das intenções para uma prática diária onde vale a pena investir. Sem compromissos duradouros será mais uma empresa a prazo no mercado. Saber Promover, Partilhar e Projetar princípios num clube derrota o egoísmo do individual e potencia a coesão do grupo. Sobra sempre tempo para fracassar pois o do sucesso é sempre escasso. Entre ser empresário visionário ou “patrão” de curto prazo o que preferimos?
POSICIONAMENTO – Mesmo com princípios orientadores definidos tem de ser delineada uma estratégia que marque a diferença com a concorrência. Não basta divulgar Qualidade, Serviço e Preço delineando uma zona de influência para ter sucesso no mercado. Devemos escolher um território onde se crie uma empresa com espaço para progredir sustentadamente. Desejamos criar uma dinâmica cujo privilégio de pertença mobilize a retenção pela lealdade do cliente. Queremos valorizar uma abordagem diferenciadora não só relativamente ao que o cliente pretende mas ao que precisa para o beneficiar. Cuidamos da sensibilização do profissional para projetar essa diferença junto do cliente através do seu relacionamento diário. Ao assumirmos com coragem as transformações para ganhar vantagem competitiva, persistência na implementação de boas práticas, compromisso no desenvolvimento de padrões de qualidade nos desempenhos e responsabilidade no controlo eficaz de gestão, teremos um clube bem posicionado num mercado onde se compete muitas vezes de forma desigual. Quem investe deve ser otimista inconformista porque as cópias nem sempre são boas conselheiras!
PRIORIDADES – Apresentam-se como uma forma de saber o que fazer e quando o fazer. Sem prioridades bem definidas não atingimos resultados antes da concorrência. Para que tal não aconteça devemos estar em sintonia com as mudanças externas não nos deixando isolar da realidade. As pessoas, sendo o mais importante do negócio, têm de estar sempre à frente na constante procura de os surpreender pela positiva. No escolher pela personalidade e talento sincronizando procedimentos e respetiva aplicação criamos condições ideais para colocar o clube como uma referência no mercado. Quem não simplifica a comunicação interna, agilizando a informação e a sua partilha, tem dificuldades crescentes no desenvolvimento dos recursos humanos. O controlo de gestão, como um meio privilegiado para que as estratégias sejam efetivamente executadas, deve ser realizado sistematicamente por se tornar imperioso. Assim, como as novas tecnologias melhoram os processos internos e a rentabilidade de serviços. Temos que estar atentos às novas tendências que promovem a inovação com a introdução de novos programas. Devemos fomentar formação interna e externa dos profissionais para a constante melhoria das boas práticas. E, para estimular a carreira através do desempenho, devemos implementar a avaliação aos recursos humanos e auditorias que promovam a qualidade de funcionamento. Compete ao empresário fazer a triagem do que é prioritário decidir e implementar no clube. Perder o medo, em determinados momentos, significa lutar para projetar a mudança e não ajoelhar perante a inércia!
EPÍLOGO – Ser empresário mexe com muita coisa na nossa vida. Quando ultrapassámos os desafios temos a impressão que fizemos parte da história certa. Mas nos momentos de ação parece que a tempestade nos engole e a respiração contém-se no tomar decisões o tempo todo. Muitas das vezes gostaríamos que alguém disse-se o que precisamos fazer. Sabemos do importante que nos dizem, mas o que temos de decidir deve pautar-se pela nossa visão e ação determinada. E, se conseguirmos, mudar o mundo é o nosso destino. Um abraço solidário!
Autor: José Luís Costa