7º Encontro Nacional – começamos a destapar o véu!
“O próximo ciclo. Para onde vamos?”
19 e 20 de Setembro, no Centro de Congressos do Estoril, a par com a Feira Profissional de Fitness, organizada pela Gym Factory
Em fase final de programação, o 7º Encontro Nacional da AGAP conta já com o seu mote definido para ajudar a traçar um futuro mais próspero nos ginásios portugueses. Mais que olhar para trás e perceber o que podemos mudar, é fundamental perceber a realidade de hoje e o que se perspectiva para amanhã.
Esta capacidade de prever o que vai acontecer é um grande desafio mas quando se pode partilhar práticas de sucesso, aprender com grandes lideres e escutar novos conceitos e oportunidades de negócio, o êxito está mais perto.
Esta 7ª edição contará com diferentes formatos para um congresso extraordinário! Mesas redondas com (1) donos de ginásios de todo o país que estarão disponíveis para compartilhar experiências e resultados; (2) grandes líderes europeus que estão a investir em Portugal e empreendedores nacionais que procuram a internacionalização; (3) os diferentes produtos complementares à actividade física como a Corrida, Bootcamp, crossfits e ainda o fenómeno da Zumba!
Naturalmente, contamos ainda com apresentações temáticas, sendo já possível confirmar os nomes de Diogo Vidigal pela consultora parceira da AGAP, a Tribe Consulting, Daviz Pozos, Director Técnico de 2 ginásios em Madrid e o encerramento este ano caberá a Beatriz Rubio, CEO da Remax e fundadora da Motiva-te.
Outras apresentações estão ainda na calha para abordar a popularidade do marketing online, as sempre presentes matérias de saúde, nutrição e concorrência. Esteja atento ao site da AGAP para mais informações.
Este ano e também pela primeira vez, a par do Congresso decorre a Feira Profissional do Sector organizada pela Gym Factory. Esperam-se vários fabricantes nacionais e espanhóis que vêm ao Estoril promover os seus produtos, lançar novidades e estimular o investimento.
Registe por isso na sua agenda as datas de 19 e 20 de Setembro e compareça com as suas equipas!
ASSEMBLEIA GERAL AGAP APROVA CONTAS, PLANO DE AÇÃO E ORÇAMENTO
A AGAP, como habitualmente no mês de Maio, faz o balanço do seu trabalho, prestando contas aos seus associados. A Assembleia-geral da AGAP decorreu no passado dia 23 de Maio pelas 11 horas na sua sede e, com a naturalidade esperada, recebeu aprovação dos associados presentes relativamente ao trabalho desenvolvido em 2013.
O resultado do exercício reflete a preocupação com o controlo dos custos, uma vez que as receitas tendem a decrescer, num período difícil como o vivido nos últimos anos. Esta situação deve-se, em grande parte, à transição para um novo tipo de seguro não-nominal e em que os moldes da negociação são muito distintos para a Agap. Porém, conseguiu-se garantir o mais importante que é a oferta de um produto desburocratizado, fácil de subscrever e preços muitíssimo competitivos para os associados.
O exercício, com as cautelas e acções tomadas, traduziu-se num Balanço equilibrado, apresentando um resultado líquido do exercício positivo em 14.769,40€. Os critérios de Balanço respeitam toda a cautela de verdade das Contas. A situação de tesouraria em 31 de Dezembro de 2013 contínua positiva e a Direcção está a tomar as medidas necessárias à obtenção de outras receitas que cubram alguma eventual quebra nos proveitos tradicionais.
Gerir uma associação é respeitar os princípios pela democraticidade e do bom zelo dos dinheiros. Felizmente que o sector do fitness pode afirmar que possui uma associação sólida, representativa e que procura estar dia-após-dia mais próxima dos associados. Até mesmo em termos internacionais, hoje a AGAP é membro da direção da Associação Europeia de Saúde e Fitness e o parceiro estratégico em Portugal da IHRSA. Além do mais, mantém contactos privilegiados e diálogos permanentes com restantes associações europeias e lideres europeus.
Denota-se, ainda, o despertar de diversos agentes do mercado em tornar a AGAP mais completa, mais abrangente e mais estruturada. Esta é A discussão do momento que os associados vão poder assistir nos próximos tempos. Entre a visão de manter o actual estado de representação e intervenção ou a visão de ascender a uma posição de maior liderança e destaque no sector da actividade física, com uma profunda alteração da orgânica. No final, será sempre a decisão do associado que prevalecerá.
PARCERIA AGAP/TRIBE - COMO FAZER CRESCER O SEU HEALTH CLUB
Logo após a Tomada de Posse, dos recentes empossados corpos sociais da AGAP em Janeiro de 2014, foi enviado um ofício a um conjunto alargado de empresas privadas de formação e consultoria com o objetivo de se encontrarem sinergias em torno do crescimento dos ginásios associados da AGAP. A primeira empresa a reagir a esta iniciativa da AGAP foi a Fitness Tribe, ficando bastante satisfeita e muito motivada para trabalhar com a AGAP e os clubes associados.
Em prol de Investidores, Gestores, Directores e Coordenadores de Ginásios melhor informados e capacitados – ao detalhe – para tornar as suas unidades de negócio MAIS RENTÁVEIS e em CLARO CRESCIMENTO “neste” Novo Mercado de Fitness a AGAP e a Fitness TRIBE assinam Novo Acordo e uma Forte Parceria.
Segundo estudo feito pela Fitness Tribe em 2014 a 150 unidades, mais de 95% dos líderes de fitness, desconhecem quais os novos factores chave para impulsionar crescimento nos seus negócios e apenas 5% estão preparados e dominam as novas estratégias e tácticas para crescimento. Nos próximos 2 anos haverão desafios com:
1. Tendência da descida da mensalidade média (que tem vindo a baixar nos últimos 3 anos e que continuará a descer com o aumento do mercado low cost em portugal)
2. Descida da procura de pessoas aos ginásios o que levará a clubes, marcas e lideres menos preparados a perderem facturação e lucros pela descida de sócios activos
3. Aumento de despesas fixas
A AGAP e a Fitness Tribe unem esforços e, assim, juntam-se para servir mais e melhor o mercado do fitness para que seja feita uma entrega “in loco” das melhores práticas do mercado e, de forma inédita, que este conhecimento avançado chegue “à porta” de cada clube e seja partilhado dentro de cada ginásio. Cada instalação merece um planeamento personalizado dado que cada clube tem os seus próprios desafios e as suas mais-valias específicas e, torna-se altamente importante, adaptar as novas soluções a cada clube e a cada equipa dentro da sua realidade local.
A AGAP em nome de formar mais e melhor os líderes de ginásios nas novas soluções do mercado do fitness faz uma aposta arrasadora e presentemente patrocina formação e planeamento avançado aos seus associados (personalizado e entregue dentro das instalações de cada clube associado).
A Fitness Tribe tem como missão viajar pelo país e rever o plano de crescimento de cada líder e cada clube para que os líderes e clubes possam ter acesso directo, personalizado e adaptado à sua realidade do que há de novo e melhor no crescimento de ginásios e health clubs “neste” novo mercado de fitness.
Mais Informações www.agap.pt ou ligue já para 219 242 607.
REUNIÃO ASAE
O Presidente da AGAP, José Júlio Vale Castro, e o coordenador comercial Fábio Lopes estiveram presentes numa reunião na ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica) com a Dra Helena Sanches, Directora do Departamento de Assuntos Jurídicos e Contraordenações, e com a Eng. Cristina Caldeira, Directora da Unidade Nacional de Operações.
Esta reunião teve como finalidade a confirmação das preocupações dos ginásios portugueses com a distorção de concorrência, tendo sido apresentado pela AGAP um conjunto de mais de 100 denúncias de associados.
Pela AGAP foi referida a necessidade de se fiscalizarem TODOS os centros desportivos, nomeadamente os clubes sem finalidade lucrativa, associações, ginásios das autarquias e actividades desenvolvidas de forma eventual. Foi salientado o facto de os clubes privados terem já sido inspeccionados repetidamente, pelo que reivindicam em nome da justiça que as atenções se centrem agora nas instalações que distorcem de forma clara as boas regras da concorrência.
A ASAE reafirmou o seu desejo de fiscalização destas situações, constituindo estas denúncias uma ferramenta de trabalho para se alcançarem os objectivos de conformidade legal em todas as instalações desportivas.
Foi também referido por esta Autoridade terem sido efectuadas inspecções a vários clubes no fim do mês de Maio, em resultado de denúncias já recebidas.
Apraz registar que se confirma a estabilização geral do sector, muito em resultado da cooperação que tem existido entre a Associação de Ginásios e a ASAE.