domingo, 18 de septiembre de 2016

Guia de Marketing para Personal Trainers

Um Personal Trainer tem de estar sempre atualizado para poder prestar o melhor serviço possível aos seus Clientes. Afinal de contas são especialistas em exercício físico e saúde. Todos sabemos que conseguir estar atualizado não é fácil, mas esta é só uma pequena parte das necessidades de um Personal Trainer. Um Personal Trainer é um negócio em si mesmo e este negócio necessita de ser gerido e promovido de uma forma profissional. Infelizmente a maioria destes tem diversas lacunas no campo da promoção.

Como pode um Personal Trainer tirar partido das ferramentas de Marketing para desenvolver a sua atividade profissional?

Diferenciação
O primeiro passo é a diferenciação. Um Personal Trainer tem de perceber o que o torna único em relação aos outros. Essa diferenciação será muito importante para que se consiga destacar num mercado cada vez mais concorrencial. É também vital que esta diferenciação esteja alinhada com as necessidades do mercado. Este fator será muito importante no sucesso de toda a estratégia de promoção do Personal Trainer.

Para que um Personal Trainer saiba como se deve diferenciar, precisa conhecer o mercado e a concorrência à sua volta. Só assim evitará escolher um espaço que já esteja ocupado. A diferenciação pode ser feita a diversos níveis: especialização, tipo de treino, público-alvo, originalidade, etc. O importante é que seja natural e genuíno. Este é o primeiro passo na criação da marca do Personal Trainer.

Público-alvo
Como referido anteriormente, a diferenciação está intimamente ligada ao Público-alvo que se pretende servir. Ao definir o Público-alvo está-se a limitar o tamanho do mercado que poderá ser trabalhado. Claro que também aqui existem estratégias interessantes a seguir. Poderemos tentar ser generalistas, o que permitirá servir um Público-alvo maior, mas onde certamente haverá mais concorrência. Por outro lado, poderá fazer sentido apostar na especialização. Haverá neste caso um mercado menor a trabalhar, mas mais facilmente poderá destacar-se e dominar esse mercado. Por vezes mais vale ser o Rei de poucos e trabalhar um nicho, do que mais um no meio de muitos.

Os critérios que podem ajudar a determinar o Público-alvo são a própria especialização e conhecimentos do Personal Trainer, o tamanho do mercado, a acessibilidade a esse mercado, a necessidade por um tipo de treino, etc.

Proposta Única de Valor
Depois de decidida a Diferenciação e o Público-alvo é possível definir a Proposta Única de Valor. A Proposta Única de Valor é uma descrição do que é oferecido e porque é diferente do que já existe. A Proposta Única de Valor deverá ser simples, concisa e, sobretudo, clara.

Esta deverá depois ser utilizada como a assinatura da marca do Personal Trainer e colocada em todos os materiais de marketing offline e online.

Materiais de Marketing
Há alguns Materiais de Marketing que podem fazer sentido desenvolver. Os Cartões-de-visita são incontornáveis. Além disso, dão sempre um ar mais profissional a qualquer negócio. Outros materiais que devem ser considerados são flyers e/ou brochuras. Estes podem ser ótimos veículos para promover o negócio de um Personal Trainer.

Nunca é demais lembrar que se deve incluir sempre a Proposta Única de Valor nos Materiais de Marketing.

Os círculos mais próximos
Quando um Personal Trainer inicia a sua atividade deverá começar por promover o seu negócio junto dos seus círculos mais próximos. Estamos a falar de Família, Amigos e Colegas. Para isso, é importante falar com as pessoas mais próximas para que elas saibam exatamente o que oferece em termos de serviço e possam assim ajudar a promovê-lo.

Assim que o Personal Trainer começa a ter Clientes é importante conseguir que estes o ajudem a promover o negócio, fazendo recomendações aos seus Amigos. O passa-a-palavra tem um efeito muito poderoso já que é uma recomendação realizada numa base de confiança. Há formas de conseguir trabalhar esta área de referências sem parecer chato ou abusador. Basta, por exemplo, convidar o Cliente para uma sessão de treino na qual ele poderá trazer um Amigo.

Site e Blog
Seria ideal que o Personal Trainer tivesse um Site e um Blog, mas é necessário ter consciência que é necessário empenho ou então estas importantes ferramentas não darão os resultados pretendidos. No entanto, quando bem utilizados são ótimos para o estabelecimento de credibilidade.

Inicialmente e por uma questão de custos, o Personal Trainer poderá desenvolver o seu Site numa plataforma grátis. Não é o ideal, mas é uma boa forma de começar. Mais tarde e de acordo com o desenvolvimento do negócio, poderá apostar um Site numa plataforma mais interessante e que permita ter um Site mais customizável e de acordo com as suas necessidades. Tudo o que foi descrito antes tem de servir de base ao desenvolvimento do Site para que tudo esteja alinhado.

O Blog é também uma ferramenta muito poderosa, mas é preciso alimentá-lo frequentemente com conteúdos relevantes e pertinentes. Para quem não gosta ou tem dificuldades em escrever, isto pode ser um desafio.

Há também a necessidade de conhecer alguns fundamentos de Otimização para Motores de Busca para que tanto o Site, como os artigos no Blog sejam corretamente indexados nos Motores de Busca, aparecendo assim nas pesquisas orgânicas.

Redes Sociais
As Redes Sociais já são utilizadas por muitos Personal Trainers, mas nem sempre do modo mais correto. É preciso ter noção das especificidade de cada Rede Social e das boas práticas a aplicar na sua utilização. Como foi referido no ponto anterior, a relevância e os temas dos conteúdos a partilhar com a comunidade são muito importantes para que haja sucesso na utilização destes meios.

Algo a ter em mente é que os conteúdos devem criar valor e não devem tentar forçar uma venda. Essa deve acontecer naturalmente graças à confiança que o Personal Trainer vai ganhando através das suas partilhas.

A escolha das Redes Sociais nas quais o Personal Trainer deverá ter presença depende do Público-alvo e do tipo de conteúdos com os quais está mais à vontade. As Redes Sociais principais que devem ser consideradas pelos Personal Trainers são: Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn e Twitter.

Anúncios
Os anúncios de Facebook ou do Google AdWords são ferramentas muito interessantes para a promoção de um negócio. Os anúncios de Facebook são baseados em segmentação dos públicos, enquanto que os anúncios do AdWords dependem das pesquisas realizadas pelos utilizadores no Google.

Conclusão
A aplicação dos Fundamentos e Boas Práticas de Marketing podem facilmente ser a diferença entre um negócio vencedor ou um negócio sofrível. Não é preciso investir muito tempo para desenvolver uma estratégia promocional, mas é necessária alguma dedicação. Este pequeno investimento poderá ser o mais significativo que um Personal Trainer faça no sucesso da sua carreira.

André Novais de Paula

Co-founder da Koobby
Director de Estratégia Criativa na Directimedia
Formado em Marketing pelo IADE
Co-founder da Koobby
Director de Estratégia Criativa na Directimedia
Professor Universitário de Marketing Digital
Professor na Pós-Graduação de Marketing Digital do IPAM
Formador e Orador sobre temáticas relacionadas com Marketing

 
Gym Factory Portugal © 2014 gymfactory.net & Gym Factory . ...