Nas últimas décadas temos vindo a assistir a uma franca melhoria das condições de vida, o que nos tem permitido viver mais e melhor. No início desse século, em Portugal, a esperança média de vida, à nascença, era de 76.4 anos, passando para 80.4 anos, em 2014, uma diferença de 4 anos a mais de vida, em média. Outro dado importante e complementar é a esperança média de vida aos 65 anos. Um valor que para Portugal era de 17 anos, em 2000 e que em 2014 passa para 19.2.
Sendo a longevidade um dado adquirido, é importante perceber o impacto que este fenómeno tem na vida das pessoas, na vida em sociedade e, por fim, nos negócios. A longevidade e o envelhecimento são realidades a que não estamos habituados e estes são os grandes temas de uma nova área temática da Gym Factory, que pretende contribuir de forma positiva para o crescimento dos negócios e dos profissionais.
Encarar a longevidade como uma oportunidade de negócio implica em mudar mentalidades, olhar para a realidade como ela é e não tanto marcada por estereótipos e ideias feitas sobre as pessoas, principalmente as pessoas com mais de 40 anos (adultos e seniores). Uma atualização da forma de perceber o mundo à nossa volta e de observar a longevidade que entra, porta a dentro das nossas instalações, a dos nossos clientes. Da mesma forma como é preciso um outro olhar, sobre a longevidade que sai porta a fora, a dos nossos colaboradores.
Este viver mais e melhor tem tido consequências interessantes, como a mudança do conceito de saúde, que progressivamente deixa de significar somente o tratamento da doença para significar um estado de vida saudável, e a ausência de doença. O aumento da preocupação com a saúde, com o bem-estar e o foco na busca da felicidade, são outras das consequências de vivermos mais tempo.
Recentemente a Organização Mundial de Saúde alterou o conceito de envelhecimento ativo para o de envelhecimento saudável, por considerar que na sua definição o envelhecimento nem sempre pode ser ativo mas desejavelmente saudável e promotor de uma vida feliz.
No dia 30 de Setembro terá lugar em Lisboa a semana LisBoa IDADE, uma semana que pretende promover uma cidade com direitos para todas as idades, onde as questões dos estilos de vida saudáveis e da longevidade serão tratados e debatidos por profissionais de toda a Europa.
O ser humano tende à felicidade, busca a vida sempre que possível e por isso, ao sabermos que vivemos mais mas que, ao mesmo tempo, a saúde é algo que controlamos pouco, face a outras áreas das nossas vidas, procuramos investir num estilo de vida saudável, onde o exercício e a atividade física são aspetos fundamentais. Uma visão de 360º sobre a saúde implica um investimento na alimentação, no corpo e na mente.
Um fenómeno transversal ao envelhecimento, mais visível nas sociedades com maiores níveis de envelhecimento populacional, é a preocupação com a saúde física e mental. Algo que se torna evidente ao entrarmos numa livraria e vermos o progressivo crescimento de livros sobre meditação, mindfulness, alimentação saudável, alimentação sem glúten e sobre o nosso segundo cérebro, os intestinos.
Muitos dos ginásios e academias de Portugal, e não só, deixaram há muito de oferecer simplesmente exercício físico para complementar o portfólio de serviços com nutrição e psicologia. Fruto desta forma de estar daquela longevidade que nos entra porta a dentro. A novos públicos e segmentos da população correspondem novos desejos, necessidades e motivações.
Todavia, como referi, há um outro segmento de pessoas que também está a viver mais e que também quer viver o melhor possível, refiro-me ao grupo dos profissionais de exercício físico que trabalham nos ginásios e academias. Um grupo profissional alargado que está sujeito a um significativo desgaste físico e em que muitos chegam aos 45/50 anos de idade a precisar de rever a sua situação profissional.
Perceber de que forma as necessidades e motivações de uns se encaixam nas necessidades dos outros é a chave para o crescimento do negócio. Aliar a experiência de um profissional com mais de 20 anos de vida ativa, com um profundo conhecimento sobre o corpo e sobre o exercício físico à necessidade de uma oferta de atividade física moderada, para pessoas com mais de 60 anos de idade pode resultar numa nova oferta.
Do trabalho que tenho desenvolvido junto das direções de recursos humanos de algumas empresas em Portugal, é-me cada vez mais clara a necessidade de pensar novas funções para aqueles profissionais que, por questões de desgaste físico e mental, chegam à meia-idade a precisar de um novo espaço, fora daquilo que até então é o seu espaço de atuação tradicional. Recolocação em outras áreas da organização ou mesmo a criação de novas funções é o que acaba por acontecer.
No caso da indústria do fitness, surge a oportunidade para pensar novas ofertas e outros modelos de negócio que alie longevidade e envelhecimento. Novos conceitos de academias, que aliem corpo e mente com alimentação e cultura, por exemplo. Modelos que estejam mais adequados às necessidades de quem não se revê no formato tradicional do ginásio e procura algo mais personalizado.
Recentemente tenho visto algumas coisas que aliam as artes marciais ao bem-estar do idoso e mesmo ao bem-estar da pessoa com demência, novas áreas de trabalho que podem passar a fazer parte da oferta dos ginásios.
Esta nova área temática da nossa Gym Factory quer ser um espaço de inspiração sobre a forma como a longevidade e o envelhecimento podem ser mais um aspeto positivo que uma fatalidade demográfica.
Ao longo dos próximos artigos pretendo dar destaque a temas e projetos que sejam bons exemplos de como integrar aquilo a que se chama “demografia disruptiva” no negócio.
Ana João Sepulveda
40+Lab Managing Partner
• Master em CoolHunting e Gestão da Inovação
• Mestrado em Estudos Culturais Americanos
• Licenciatura em Sociologia
• Managing Partner da 40+Lab – consultora de negócios especializada no segmento sénior
• Larga experiência em consultoria estratégica nas áreas de marketing e desenvolvimento de negócio e estudos de mercado
• Coautora do livro “Marketing para os 45+. Um mercado em expansão”
• Coordenadora do Master em Gestão e Marketing para o segmento Sénior, da Universidade Europeia