Não há nada mais eficaz do que manter uma postura ereta para conservar uma imagem jovem e saudável. Parece ser ponto assente que um idoso tem de ser um indivíduo curvado e com problemas “normais da idade”. Esqueça isso e não viva com as crenças do passado. Depende somente de si e da forma como lida consigo.
O nosso corpo é uma verdadeira máquina concebida de forma excecional mas, como todas as máquinas existentes, precisa de revisão. Assim, como preservar a nossa máquina no seu melhor? É sobre uma destas fórmulas "mágicas" naturais que nos debruçaremos seguidamente.
A frase “Alongue diariamente. Sentir-se-á bem melhor!” Soa familiar, não soa?
Tal como escovar os dentes, alongar deve ser uma tarefa diária para cuidar de si. Não será por acaso que os alongamentos são tão recomendados pelos mais diversos profissionais de saúde! Entre as inúmeras vantagens (ver explicação detalhada no destaque) promovem a força e a flexibilidade dos músculos, favorecendo uma postura saudável. Este fato é muito importante, pois a rigidez muscular, articular e tendinosa tem grande influência sobre o possível aparecimento de patologias nestas áreas.
Vantagens de alongar:
• Melhora a postura - se um elástico não perde elasticidade mantém-se em ótimo estado.
• Alivia o Stress - liberta a tensão muscular acumulada durante o dia.
• Aumenta a coordenação - manter a gama completa de movimento articulares proporciona um melhor equilíbrio.
• Melhora a circulação - facilita a chegada de nutrientes a todos os tecidos do corpo humano e a evacuação de detritos decorrentes do seu funcionamento.
• Pode prevenir lesões - prepara o corpo para movimentos difíceis, prevenindo lesões que possam existir.
Como alongar?
O alongamento clássico é o de alongar determinado músculo durante cerca de 20 segundos, para de seguida passar ao músculo seguinte e assim sucessivamente. Ora, esta abordagem é demasiado analítica e está ultrapassada, impossibilitando um alongamento global de cadeias musculares. Se imaginarmos uma cadeia muscular como um elástico do cabelo, será que o mais lógico é alongar só uma das pontas de cada vez? Creio que não...
Uma das tendências atuais é o método de Stretching Global Ativo (SGA).
Como funciona?
O alongamento muscular apresenta-se como o mecanismo de treino mais importante para a criação de um corpo livre de tensão, reeducado do ponto de vista morfológico e postural.
Assim, o SGA é um alongamento progressivo e não forçado, aplicado de forma global e específica para cada pessoa.
É global porque vários músculos são solicitados simultaneamente (inclusive os músculos respiratórios), sem que haja compensações noutras partes do nosso corpo, ou seja, preservando o eixo e o espaço das articulações, as curvaturas da coluna e os seus discos intervertebrais.
Neste método destacam-se cinco princípios base, os quais diferem de forma clara dos alongamentos clássicos-analíticos:
1. Os músculos organizam-se sob a forma de cadeias musculares.
2. Cada músculo tem diversas direções de trabalho.
3. Os alongamentos são sempre ativos e globais.
4. O alongamento muscular obedece à mesma fórmula física que os materiais viscosos e elásticos.
5. A respiração é o motor do alongamento e a chave do sucesso do mesmo.
Assim, podemos resumir que:
• Os músculos do corpo humano estão interligados uns com os outros, formando cadeias musculares;
• Antes de começar a praticar posturas de SGA, necessita da orientação de um profissional especializado na área para lhe ensinar como e o que praticar;
• Existem seis Auto posturas para serem trabalhadas diariamente ao longo de 10 minutos;
• As posições de alongamento de SGA são estáticas. Não há movimento, mas há desconforto pela postura adquirida. Assim, de quando em vez haverá necessidade de corrigir determinadas posturas compensatórias que possam ocorrer, de forma a voltar à postura de alongamento pretendida;
• Em todas as posturas é essencial insistir sobre a expiração profunda, de forma a relaxar o diafragma;
• Após um período de aprendizagem especializada, as posturas de SGA podem ser trabalhadas de forma autónoma.
Quando alongar?
O alongamento deverá ser diário, podendo ser realizado logo ao acordar ou quando chegar a casa depois da jornada laboral como forma de libertar o stress acumulado durante o dia de trabalho.
Conclusão
Sem o alongamento é impossível conseguir um alinhamento correto e uma postura saudável.
O alongamento assume um papel preponderante na prevenção, diminuindo o risco de acidentes musculares e articulares, tão comuns nos nossos dias.
De uma forma simples e resumida podemos dizer que o SGA reeduca, repõe a posição, prepara, protege e garante longevidade.
Voltemos ao princípio do artigo: “Alongue diariamente. Sentir-se-á bem melhor!”
Bibliografia recomendada
- Grau, N. (2003). SGA ao serviço do esporte. Stretching Global Ativo.
- Souchard, Ph-E. (1996). O Stretching Global Ativo. A reeducação postural global ao serviço do esporte. São Paulo: Editora Manole LTDA
Frederico Silva
Mestre em Exercício Físico pela FADEUP
Fundador e Diretor Técnico do Wellness
Studio